O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na última quarta-feira (14) que o governo federal vai restringir os voos operados no Aeroporto Santos Dumont, no Centro, apenas para dois destinos: os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e o de Brasília. Com isso, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte, concentrará os demais voos domésticos. A decisão foi tomada após a reunião de Paes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. As mudanças devem entrar em vigor a partir de janeiro de 2024.
Além da limitação de voos, Eduardo Paes afirmou que o governo deve editar, nos próximos dias, uma norma impedindo que passageiros de voos internacionais a partir de outras cidades façam check-in no Santos Dumont.
Veja o anúncio do prefeito no Twitter:
Obrigado @LulaOficial ! VITÓRIA HOJE EM BRASÍLIA! O Rio é um lugar muito especial e com muito potencial. Os últimos anos foram difíceis e faltava o mínimo de sensibilidade política e amor ao Rio para darmos a volta por cima! Uma das faces mais absurdas e inaceitáveis do… pic.twitter.com/slOgspgFu6
— Eduardo Paes (@eduardopaes) June 14, 2023
Fundamental para a cidade. E todos os recursos, para investimentos na nossa cidade trazem excelentes retornos, somos uma espécie de cartão de visita para o Brasil em todo território estrangeiro, obrigado Prefeito Eduardo Paz estamos juntos pelo Rio de Janeiro, faço parte da equipe do Vereador Ulisses Marins tmjs, boa noite.
O problema é a segurança. Ir ou voltar de GIG na madrugada, via Linhas Vermelha e Amarela, trechos dominados pela violência, é muito preocupante. Ademais, não há transporte público adequado. O Rio já deveria ter mais linhas de metrô, uma delas servindo ao Galeão.
A verdade é que os custos aeroportuários da empresa privada que opera o Galeão são muito altos em relação aos custos da estatal Infraero que opera o Santos Dumont. A consequência é que as empresas de aviação querem menor custo e migraram para o Santos Dumont. Resumindo, espero que a empresa privada que explora o Galeão entregue a concessão como sugerido pelos técnicos do TCU !
Bom dia Sr. Prefeito, tudo que o conglomerado faz é perfeito e de quebra, ainda ganho corridas maiores. Estou muito satisfeito, com todas soluções que os Srs. Resolvem. Estou lhe aguardando para as próximas eleições, sucesso.
Cadê o triênio congelado na época da pandemia . Quero a contagem normal. Esqueceu do pessoal da saúde.
Sr Prefeito
Compartilho de sua alegria na concessão do retorno aos voos ao GIG. Cabe no entanto uma medida de segurança eficaz, severas durante 24h nas linhas vermelha e amarela, tendo em vista os perigos de ataques de bandidos nessas vias. É temeroso transitar por essas vias entre às 21h e 06h qualquer dia da semana. Como carioca sua eleitora e apaixonada pelo nosso País desejo sucesso e uma assessoria competente e honesta.
Muito bem colocado, Parabéns, Parabéns Prefeito