A Prefeitura do Rio reinaugurou, neste sábado (17/6), a UPA Rocha Miranda, na Zona Norte, após ampla reforma estrutural. A unidade foi totalmente revitalizada e ganhou novos equipamentos, o que resulta em mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários. Esta é a quinta UPA devolvida à população após passar por obras, e sem ter o atendimento interrompido um só dia durante os trabalhos. Atualmente, a cidade conta com 15 UPAs, a mais nova, de Del Castilho, inaugurada em janeiro deste ano.
Esta foi a primeira ampla reestruturação da unidade de pronto-atendimento de Rocha Miranda desde a inauguração, em setembro de 2012. Os moradores que buscam assistência no local agora encontram uma situação completamente diferente daquela do início de 2021, quando a unidade apresentava problemas sérios devido à falta de manutenção.
– A UPA de Rocha Miranda é muito importante para a região. Esta unidade estava totalmente destruída, sem nenhum aparelho de ar condicionado funcionando, entre outros problemas estruturais. Hoje, após muito trabalho, a Prefeitura entrega mais uma unidade de pronto atendimento novinha para a população – afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Mais do que uma intervenção estrutural, o projeto de reforma teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, do momento em que entra até a sua saída. Isso inclui novos mobiliários e equipamentos de saúde, ambientes bem sinalizados, instalação de televisores na sala de espera, quadros de aviso com informações importantes, além, é claro, de um atendimento que preza pela atenção
– Está tudo muito organizado e bonito. Com a reinauguração, acredito que o atendimento ficará ainda melhor aqui na UPA, onde já fui atendida algumas vezes. Os profissionais são muito atenciosos e competentes. Quando eu tenho algum problema de saúde, sempre corro pra cá – comemorou Marilene da Penha, de 67 anos, moradora de Coelho Neto.
As salas de atendimento pediátrico contam agora com uma ambientação diferenciada, que traz temas do universo infantil para que as crianças se sintam mais seguras e acolhidas. Já a reforma da parte estrutural incluiu troca do telhado e do piso, nova fachada, pintura geral, revitalização dos jardins com paisagismo e climatização com a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado.
A infraestrutura da UPA Rocha Miranda conta com dez consultórios (sendo quatro de clínica médica,dois pediátricos, dois de classificação de risco, um odontológico e outro reservado para a assistência social), 17 leitos (considerando as salas amarelas adulto e pediátrica; e sala vermelha) e uma equipe formada por 260 profissionais. Os usuários têm acesso na unidade a exames laboratoriais e de raio-x. Apenas no mês de maio, a unidade fez 11 mil atendimentos.
A rede da Secretaria Municipal de Saúde conta com 15 UPAs, que são unidades de pronto-atendimento clínico distribuídas por toda a cidade e que fazem mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência mensais. No início da atual gestão, as UPAs encontravam-se com sérios problemas estruturais, depois de quatro anos sem manutenção adequada. Antes da unidade de Rocha Miranda, a Prefeitura já havia reinaugurado as de Engenho de Dentro, Senador Camará, Paciência e Sepetiba, que também foram completamente revitalizadas.