A batalha contra a pandemia da Covid-19 não dá trégua e a Prefeitura do Rio segue realizando ações para minimizar os efeitos da doença na cidade. Durante a divulgação do 3º Boletim Epidemiológico, no Centro de Operações Rio, o prefeito Eduardo Paes destacou que mais 50 novos leitos para o tratamento da Covid-19 foram abertos na rede hospitalar da cidade, nesta sexta-feira (22/01). Além disso, ele celebrou a eficiência da campanha de vacinação feita pela Secretaria de Saúde, que colocou o município na liderança do ranking das cidades que mais vacinaram, já são mais de 51 mil cariocas imunizados.
O prefeito, no entanto, ratificou a necessidade de os cuidados serem redobrados, principalmente agora em que todas as 33 regiões administrativas estão em risco alto. De forma enfática, ele criticou quem ainda não compreendeu a gravidade do momento e segue desrespeitando as regras.
Quero mais uma vez deixar este recado claro. Este verão não é igual aquele que passou. Aqueles que acham que vão ficar na festa, fazendo aglomeração, deixem de ser burros porque vocês estão matando pessoas. Não é admissível que a gente continue neste ritmo. Ninguém está proibido de sair de casa, de frequentar os espaços públicos, comércio, restaurantes e bares, mas tem que respeitar as regras. Sair disso é falta de consciência, de compaixão, de empatia. – Eduardo Paes.
De acordo com o prefeito, se as regras não forem respeitadas, serão colocadas em prática as medidas previstas na resolução conjunta, assinada pelos secretários municipal e estadual de Saúde e publicada no Diário Oficial do dia 13 de janeiro. Entre elas, estão a limitação da capacidade de lotação de estabelecimentos, a alteração nos horários de funcionamento e a ampliação das regras de distanciamento em locais fechados.
A Prefeitura tem aumentado a fiscalização de lugares públicos e atuado através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) impedindo a realização de festas, eventos e aglomerações em bares em diversos bairros da cidade.
NOVOS LEITOS
Nesta semana, 50 novos leitos foram abertos para o tratamento da doença. São mais 10 leitos no hospital Souza Aguiar, 10 no Salgado Filho, 10 no hospital da Piedade e 20 no hospital Clementino Fraga Filho. Com isso, desde o dia 1º de janeiro, são 200 novos leitos na cidade. Outros 150 já tinham sido abertos – 130 no hospital Ronaldo Gazolla e 20 no Souza Aguiar. A meta é chegar a 343 novos leitos
Com informações do Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro.