Estudantes da rede municipal de ensino do Rio voltam às aulas nesta segunda-feira (07/02), em modo totalmente presencial, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Para estimular o aprendizado, as turmas utilizarão livros com conteúdo diferenciado, valorizando a cultura e as pessoas dos territórios onde os alunos vivem.
O material pedagógico, produzido por professores da rede, foi enriquecido com fotos e informações, por exemplo, de líderes de projetos sociais e escritores cariocas nascidos em comunidades. Alunos de escolas municipais também ilustram as páginas, numa iniciativa que ajuda a criança a se enxergar em seus livros.
Os capítulos têm personagens criados pela Multirio, com diferentes gêneros, gerações e tons de pele, contribuindo para uma diversidade identitária. Além disso, todos ganharam nome e história, o que torna o material mais humanizado. Outro diferencial é o deslocamento do eixo de território da cidade. Em vez de privilegiar marcas e pontos turísticos do Rio, os novos livros dão voz a histórias de bairros das zonas Norte e Oeste antes desconhecidas.
Nessa volta às aulas, articulada pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde, não será exigido do aluno comprovante de vacinação contra a Covid-19. O foco dos órgãos neste momento é na vacinação das crianças e na conscientização de pais e responsáveis.
A Educação seguirá ainda ampliando o número de escolas com ensino integral, e a meta é chegar a 50% da rede neste sistema até 2024.
Fonte: Prefeitura do Rio
Nosso super prefeito