A rede municipal de Saúde do Rio terá novas ambulâncias para agilizar o atendimento na cidade. Serão contratados, por meio de licitação, 87 veículos equipados com suportes básico e avançado, incluindo transporte de pacientes com obesidade mórbida, pediátricos e recém-nascidos. A medida faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para reduzir o tempo de resposta para 25 minutos, contando entre o momento da solicitação e a saída da ambulância para atendimento.
O processo, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), prevê a contratação do serviço de 42 ambulâncias de suporte básico; 34 de suporte avançado, tipo UTI móvel; quatro adaptadas para transporte de pacientes com obesidade mórbida e sete equipadas para a remoção de crianças, incluindo recém-nascidos. Cerca de 70% da frota será contratada para rodar 24 horas por dia, fazendo remoções de pacientes inclusive durante a noite, conforme a necessidade.
O pregão eletrônico da SMS-Rio para a contratação do serviço de ambulâncias será realizado no dia 8 de fevereiro. As empresas interessadas podem retirar os editais consolidados pela internet, nos sites http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br ou http://www.comprasgovernamentais.gov.br. O processo tem o número 09/002.116/2021, e a licitação será exclusivamente por meio eletrônico, sendo utilizado o sistema Comprasnet, disponibilizado e processado no site www.comprasgovernamentais.gov.br.