A cidade do Rio de Janeiro encerrou o primeiro bimestre de 2021 (meses de janeiro e fevereiro) com mais de 5,2% de sua população vacinada contra Covid-19. Ao todo, foram mais de 430 mil doses aplicadas em idosos, profissionais de saúde e outros grupos de risco, sendo cerca de 350 mil imunizados com a primeira dose e pouco mais de 80 mil com a segunda, ou seja, com o ciclo de imunização completo.
Além da imunização, a série de medidas restritivas estabelecidas pelo Conselho Científico Contra a Covid-19, alinhadas ao plano de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), resultaram em significativas melhoras na situação da pandemia na cidade. No último bimestre de 2020, a cidade totalizou 54.378 novos casos, já no primeiro bimestre deste ano foram 17.251, o que representa uma redução de 68,3%. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe – SIVEP.
Em relação aos óbitos, a queda foi ainda maior: em novembro e dezembro de 2020 mais de 4000 pessoas perderam a vida devido à Covid-19, enquanto em janeiro e fevereiro de 2021, foram 1154, queda de 71,2%.
Vigilância Constante
Desde o início da nova gestão, em janeiro, a Prefeitura do Rio tem adotado uma série de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia na cidade. Diante da profunda complexidade que o momento exige, o prefeito Eduardo Paes está se reunido constantemente com o Conselho Científico de Combate à Covid-19 para tomar decisões.
A realização de festas, por exemplo, está proibida no município e para que outros eventos ocorram há uma série de regras a serem cumpridas. Diariamente, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) faz operações para fiscalizar bares, estabelecimentos e locais de eventos, impedindo grandes aglomerações, aplicando multas e fechando locais que descumpras as medidas.
Semanalmente, a Prefeitura divulga, numa coletiva de imprensa, o Boletim Epidemiológico com um balanço atualizado da situação da pandemia na cidade. Além disso, a população pode acompanhar diariamente todos os números da Covid-19 através do Painel Rio Covid-19.