O plano escalonado de vacinação da cidade do Rio de Janeiro segue sendo um modelo. A prova disso é que a cidade se tornou a primeira capital do país a zerar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos.
Com quase 80 mil pessoas acima dos 90, a cidade é uma das que tem maior população nesta faixa etária no país. Por esta razão, houve um cuidadoso planejamento estratégico feito pela Secretaria Municipal de Saúde optando pelo escalonamento na vacinação deste grupo. Desta forma, evitou-se grandes aglomerações e filas nos pontos de vacinação. Além disto, foram organizados também postos drive-thru, onde as famílias podem levar os idosos e eles nem precisam descer do carro para serem imunizados.
Além disso, a estratégia de escalonamento também lida com a questão de não haver doses suficientes para todo o grupo de risco. Assim, foi planejada a vacinação de acordo com o estoque que a Prefeitura tinha disponível, sendo feito um cálculo com base na proporcionalidade de idosos junto com a chegada de novas doses do imunizante. O plano de vacinação seguirá o mesma estratégia para as próximas faixas do grupo de risco a serem vacinadas.
Imagem em destaque: Reprodução/Prefeitura do Rio