A Prefeitura do Rio de Janeiro reinaugurou na manhã desta segunda-feira (19/07) mais uma estação do BRT que estava inoperante: Ibiapina, localizada na Penha, Zona Norte da capital fluminense, e pertencente ao corredor Transcarioca. Agora os cariocas podem voltar a utilizar a estação para os serviços de embarque e desembarque.
Esta é a terceira estação, das 46 que estavam inoperantes, a ser devolvida aos passageiros após a Prefeitura assumir a gestão do BRT Rio, em março. Na última sexta-feira (16), Cardoso de Moraes também voltou a operar. As estações estavam fechadas desde o ano passado devido a vandalismo e furto de equipamentos.
Prioridades na reabertura
A equipe que trabalha no projeto de reabertura dos espaços levou em conta problemas graves no sistema, como depredação e evasão (calote). Os pontos considerados frágeis no modelo anterior foram mudados. As obras incluíram o fechamento do acesso ao forro e à cobertura. A entrada é possível apenas pelas catracas próximas às bilheterias instaladas nos dois lados da estação, que foram reformadas.
Todas as estações funcionando
O processo de reforma e reabertura gradativa das estações segue em ritmo intenso. Até o final de setembro, todas estarão funcionando.
_______________
Com informações da Prefeitura do Rio.
Passo diariamente neste Estação, nunca tem ninguém o que é um convite ao vandalismo. Já a da Penha, bastante movimentada, está em péssimo estado de conservação, incluindo a Penha 2 que permanece da mesma forma depois que foi incendiada.