Uma festa que ocorreu na noite desta sexta-feira, 14/5, no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, acabou atraindo atenção e chegou a gerar questionamentos da população nas redes sociais sobre a fiscalização da Prefeitura do Rio quanto às regras de restrição para a realização de eventos durante a pandemia.
No início da noite, como fazem diariamente, as equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Vigilância Sanitária estiveram no local para fiscalização e no momento da vistoria não foram constatadas irregularidades, uma vez que o decreto do Prefeito Eduardo Paes em vigor permite a realização de eventos não comerciais e com lotação reduzida, tendo distanciamento entre a mesas e uso de máscaras nas dependências do local.
Sendo assim, foi lavrado um Termo de Visita Sanitária, através do qual foi reforçada a necessidade do cumprimento de todas as medidas ao longo de todo o evento. Depois disto, as equipes seguiram cumprindo a fiscalização em outros locais da cidade e atendendo à denúncias de irregularidades.
Contudo, neste sábado, surgiram novas denúncias sobre o mesmo evento e chegou à SEOP as informações de que durante à noite, houve a formação de uma pista de dança causando aglomeração dos presentes. O decreto municipal é claro quanto a isso e não permite eventos com pista de dança. Desta forma, a SEOP e a IVISA decidiram em conjunto que o estabelecimento será multado por infração sanitária gravíssima, com possibilidade de interdição.
A Prefeitura do Rio, que segue fazendo um duro trabalho, sem medir esforços, para vacinar o mais rápido possível a população, estabelecendo medidas que tem como prioridade salvar vidas, evitando o contágio, e também causar o menor dano possível às atividades econômicas, seguirá vigilante e comprometida com o povo carioca. Por esta razão, desde o início vem sendo amplamente divulgado que mesmo que não ocorram irregularidades no momento da fiscalização, as informações recebidas posteriormente servem como base para fazer valer a lei.
Apenas unidos conseguiremos passar por este momento difícil, e por isso a Prefeitura não se omitirá e nem deixará de cumprir com suas responsabilidades, independente de onde seja.