O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Flávio Lopes, apresentou, nesta quinta-feira (11/4), os novos veículos que serão utilizados na frota de coleta domiciliar e limpeza urbana nos bairros de Realengo e Bangu. O projeto dá início à nova forma de coleta dentro de condomínios para famílias de baixa renda da Zona Oeste, como os do Minha Casa, Minha Vida. Preferencialmente, estas unidades passam a contar com 2.200 contêineres plásticos de 1.200 litros na cor laranja, cedidos pela Comlurb em comodato, e a coleta será feita na área interna.
– Essa entrega tem um simbolismo grande. Temos tentado mostrar, desde o meu primeiro mandato, que buscamos tratar a cidade de maneira igual. E como fazer isso? Dando mais para quem precisa mais. O que estamos entregando hoje é uma demonstração disso, que queremos tratar todos com muito respeito. Que bom poder celebrar essa entrega – afirmou Eduardo Paes.
Atualmente, os moradores colocam o lixo domiciliar para coleta na área externa, o que pode levar ao acúmulo ou resíduos espalhados pela rua. Com a nova forma de coleta, a Comlurb pretende garantir um melhor e mais eficaz ordenamento do resíduo domiciliar nesses condomínios, eliminando o excesso nas ruas, o controle de vetores e a melhoria da saúde pública. A estimativa da Comlurb é a de que mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas em mais de 100 condomínios do Minha Casa, Minha Vida.
Já a nova frota soma 50 veículos, sendo 23 caminhões compactadores, 21 caminhões basculantes para remoção de lixo público e especial, inclusive em áreas de difícil acesso, três novos poliguindastes duplos para içamento de caçambas estacionárias, utilizadas nos ecopontos da cidade, e três equipamentos tipo Roll-On Roll-Off para coleta de lixo concentrado.
– Ao renovar a frota, optamos por também comprar novos equipamentos para a Zona Oeste. Entre eles, 34 caixas compactadoras para ficarem nas saídas de comunidades e em lugares de alto fluxo. Essas caixas têm sete ou 12 metros cúbicos e são basicamente um caminhão sem as rodas para compactar o lixo. O que estamos trazendo como novidade são os 2.200 contêineres de plástico que vão ficar dentro dos condomínios. Então, esse lixo não vai para o lado de fora, ficará bem acondicionado, e a coleta passará a ser feita dentro do condomínio, evitando a confusão de lixo na rua. Isso vai mudar drasticamente a condição de vida e saúde das pessoas e a parte do meio ambiente – disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
Os caminhões compactadores são mais modernos que os anteriores, com motor Euro 6 de baixa emissão de gases poluentes e possuem dispositivos para basculamento automático dos contêineres, que estão sendo colocados nos condomínios. Todos os veículos contam com recursos de segurança conforme as normas técnicas ABNT vigentes.
Subprefeito da Grande Bangu, Robson do Chocolate ressaltou a importância da chegada dos novos equipamentos. E o quando a qualidade de vida dos moradores será melhorada.
– Isso muda tendência. A criança ia na rua e via uma caçamba toda quebrada e, agora, vendo uma nova, muda a educação. Estamos entregando 34 caixas compactadoras. Quem ganha com isso é a Zona Oeste e a região da Grande Bangu – destacou o subprefeito da Grande Bangu.
Subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba frisou que os novos equipamentos vão elevar o nível do serviço já oferecido à população. Recordou que esta é mais uma etapa no processo de melhoria de coleta de resíduos que se iniciou em 2021.
– A Zona Oeste recebe hoje esses equipamentos para mudar e dar velocidade na coleta de lixo. Vai ser um serviço de ainda mais qualidade para uma população que tanto precisa da atuação da Comlurb no dia a dia – ressaltou o subprefeito da Zona Oeste.