A Prefeitura do Rio, por meio de suas secretarias e órgãos, está ajudando na recuperação da cidade serrana de Petrópolis, que passou por grande tragédia na última semana por conta das chuvas. Comlurb, Defesa Civil e Guarda Municipal enviaram servidores para a cidade. A GM também arrecadou donativos e a Secretaria de Saúde forneceu máscaras e medicamentos para colaborar no atendimento às vítimas. A coordenação entre os órgãos dos dois municípios foi feita Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente, da Prefeitura do Rio.
Na manhã do último domingo (20/2), a Comlurb enviou uma força-tarefa de 250 garis para contribuir com a limpeza das ruas mais atingidas, com raspagem e remoção de lama e recolhimento de galhadas para garantir a desobstrução das vias, principalmente a Rua Teresa.
A Companhia conta, ainda, com mais 20 pessoas de apoio e cerca de 50 equipamentos e veículos, como: 15 caminhões basculantes grandes; dois basculantes menores; cinco pás mecânicas; duas mini pás mecânicas; quatro pipas d’água e duas vans com equipamento para motomba, para lavagem hidráulica das vias com água de reuso; cinco conjuntos acoplados, com cesto aéreo e equipamento para remoção de galhadas; um caminhão para destoca; cinco vans de podas; motosserras e motopodas.
No sábado (19/2), o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, e os diretores de Limpeza Urbana, Guilherme Gomes, e de Serviços Urbanos, Renato Rodrigues, estiveram em Petrópolis para avaliar a condição do local e fazer pequenos ajustes operacionais no planejamento para a chegada das equipes. O trabalho pode prosseguir durante a semana, caso necessário.
– Estamos aqui em Petrópolis, a pedido do prefeito Eduardo Paes, com uma equipe de mais de 250 homens, em uma operação muito grande na Rua Teresa. Nosso compromisso é entregar a via limpa até o fim do dia – afirmou o presidente da Comlurb durante a ação neste domingo.
Parabéns pela atitude prefeito Eduardo Paes, não esperava outra atitude sua. Tmj