Lixões clandestinos que ocupavam uma área equivalente a cinco campos de futebol em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foram fechados, nesta quarta-feira, durante uma operação conjunta das secretarias municipal e estadual e Meio Ambiente do Ri com o apoio do 18º BPM (Jacarepaguá) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Os locais eram controlados por traficantes que cobravam R$ 50 reais por caminhão para o descarte, valor inferior aos estipulados pelos aterros devidamente licenciados pelos órgãos ambientais. No Caminho do Outeiro, comunidade ao lado da Cidade de Deus, houve confronto com a chegada dos agentes e traficantes fugiram do local – onde existe o projeto de construção de uma importante via de ligação entre a Avenida Ayrton Senna e a Estrada dos Bandeirantes.
Há, pelo menos, cinco locais de despejo clandestino de resíduos que estão sendo fiscalizados na região. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, grande parte da área é alagada e cerca de 400 toneladas de resíduos já foram descartadas ilegalmente no local. Este volume é utilizado para terraplanagem dos terrenos, aumentando a área invadida para uma futura ocupação.
Com informações da Prefeitura do Rio.