O prefeito do Rio Eduardo Paes foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta quarta-feira (18/12), juntamente com o vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores, no Centro do Rio, e também foram diplomados os parlamentares escolhidos no último pleito eleitoral.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Eduardo Paes foi diplomado para mais um mandato, o quarto, à frente da Prefeitura do Rio, no período de 2025 a 2028. A posse será no dia 1º de janeiro.
Na cerimônia ocorre a entrega do diploma com os dados do candidato eleito, assinado pelo representante da Justiça Eleitoral. A diplomação ocorre depois de apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Eduardo Paes foi reeleito com 1.861.856 votos, o correspondente a 60,47% do total dos votos válidos.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, parabenizou o prefeito e seu vice:
– Tenho certeza de que continuarão fazendo um bom trabalho pela nossa cidade, para que continue maravilhosa.
O desembargador disse ainda que é “um momento de muita alegria, de felicidade e também de muita responsabilidade para os eleitos”. E destacou a importância da missão que terão pela frente, de cuidar da população carioca.
– É difícil, mas o prazer do exercício os levará ao caminho das boas práticas, sempre levando harmonia entre os poderes. A máquina administrativa funciona quando temos harmonia.
A juíza Maria Paula Gouveia Galhardo, presidente da 125ª Junta Eleitoral, desejou sucesso aos eleitos, lembrando que a legitimidade conquistada com os votos exige comprometimento com os eleitores.
– Desejo que tenham sempre olhos, ouvidos e corações atentos às necessidades e anseios da população carioca – afirmou.