O Prefeito Eduardo Paes recriou o chamado “Conselho da Cidade”. O Conselho, ancorado na Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento tem por objetivo elaborar o planejamento estratégico para os próximos anos e acompanhar a sua execução. O Conselho é formado por 350 pessoas de destaque pela atuação pessoal ou profissional nas mais diversas áreas. Uma reunião no Palácio da Cidade, na Zona Sul, marcou o início do grupo, 60 conselheiros participaram de forma presencial e os demais envolvidos de forma híbrida.
O grupo fará mais um encontro para definir as prioridades para a cidade e deve apresentar o planejamento no final de junho, conforme previsto na Lei Orgânica do município. Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, a ideia do conselho veio das gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, e agora o modelo foi retomado de forma ampliada. Ele disse que, desde o início, havia interesse em ampliar o debate e incluir mais pessoas no planejamento.
Quero desafiar as pessoas do Conselho da Cidade para que a gente possa ter metas ousadas. Esse time que vai ajudar a construir propostas tem que pensar grande, tem que pensar nessa cidade no tamanho que ela tem. Dá para fazer a virada, dá para voltar a ser um Rio de Janeiro melhor. Aqui tem um governo que pensa grande. – Prefeito Eduardo Paes
Os conselheiros são divididos em grupos por áreas: Cooperação e Paz; Igualdade e Equidade; Longevidade, bem-estar e território conectado; Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação; Mudanças Climáticas; e Resiliência e Governança.
A população também será ouvida através da plataforma participa.rio/retomada
Entre os integrantes do conselho presentes estavam Rodrigo Pimentel, escritor do livro A Elite da Tropa; o médico Gilberto Ururahy; Fabio Szwarcwald, diretor executivo do MAM; Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro e professora da FGV/EBAPE; o CEO do Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes; a dona do restaurante e café Bazzar e colunista na Veja Rio, Cristiana Beltrão; a socióloga Aspasia Camargo; a presidente da Associação Comercial do Rio, Angela Costa, e, do Viajante Lírico, Rafael Moreira.
Criado em 2012 por Eduardo Paes com o propósito de revisar e acompanhar o desenvolvimento e implantação do Plano Estratégico 2013-2016, o conselho foi inicialmente composto por 150 cidadãos cariocas, por naturalidade ou opção, com alguma atuação de destaque no município.
Com informações da Prefeitura do Rio.