O prefeito Eduardo Paes lançou, na última quinta-feira (16), a primeira fase do aplicativo Moto.Rio, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O aplicativo facilitará a opção de transporte acessível. O lançamento reuniu dezenas de mototaxistas e representantes do sindicato no Palácio da Cidade.
– O Moto.Rio não tem taxa, mas é pago com os impostos de vocês. É isso que permite a Prefeitura não cobrar nada. Com o aplicativo, vamos permitir que vocês tenham a relação com o passageiro sem ter que pagar nada para ninguém, levando todo o dinheiro pra casa, porque são vocês que estão prestando o serviço. Estamos permitindo que vocês se legalizem, o que traz mais responsabilidades, mas também vai valorizar e qualificar o trabalho de vocês. Essa fase inicial é muito importante, então se cadastrem. A partir do momento que vocês estiverem cadastrados e regulamentados, acabou a história de ser informal, de não ter respeito da autoridade pública e viver como se fosse uma coisa paralela. A partir de hoje, os mototaxistas são oficialmente reconhecidos pela Prefeitura como um modal de transporte – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Esta primeira fase servirá para os interessados em trabalhar com o aplicativo fazerem um pré-cadastro e também mapear o número de mototaxistas aptos. Entre as informações para começar a prestar o serviço estão a CNH, CPF, nome completo, e-mail e placa do veículo. Os dados serão analisados pela Prefeitura.
– Hoje é um dia muito especial para os mototaxistas na cidade do Rio. Estamos mostrando que a categoria é um modal da cidade. A população, especialmente a mais pobre, usa muito o mototáxi. O aplicativo é uma ferramenta de geração de empregos, de melhora da qualidade de vida de muita gente. Hoje é um marco, uma mudança de página na relação da Prefeitura com os mototaxistas – disse o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.
Neste primeiro momento, o aplicativo servirá exclusivamente para que os mototaxistas interessados realizem o pré-cadastro. Quando as primeiras corridas começarem, o aplicativo funcionará de forma semelhante ao Taxi.Rio. O app Moto.Rio está disponível para ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema Android, no Google Play. A expectativa da Prefeitura é realizar as primeiras viagens a partir de maio.
Vai entrar muitos aproveitadores,e quando começarem a fazer direção perigosa quando o trânsito estiver parado, passageiro nenhum vai querer continuar a corrida
Acho uma ótima iniciativa da Prefeitura. Vai tirar e regulamentar uma camada da sociedade que vive na informalidade, trazendo inclusive mais responsabilidades.
No estado de SP a prefeitura foi firme e não autorizou o uso dos APP para MOTO . Aqui no RJ a principal deveria acontecer a mesma coisa, mais com a bagunça que é aqui tudo pode
Hoje temos moto sem placas rodando , motoqueiro sem identificações, usando CHINELOS , PESSOAS NA GARUPA SEM CAPACETES RESUMINDO A BAGUNÇA A TODO VAPOR . O RISCO DE ASSALTOS AUMENTOU. UM CAOS .
Prefeito, com todo respeito, gostaria muito de saber qual a expectativa dos 30 professores de Geografia do Concurso de 2016,
que passaram em prova física e de aula? Esse novo contrato não poderia dar prioridade a esses professores que,mais cedo ou mais tarde, entrarão no Cargo? Pq dar prioridade de novo a pessoas que já possuem matrícula? Sempre admirei o seu trabalho.Esse novo dos transportes é maravilhoso e vai marcar sua carreira política mas não é justo que sempre os mesmos professores tenham chance de fazer uma carreira.Pq Geografia só chamaram 6 candidatos?Desculpe a insistência mas é por uma causa justa.