Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes deu início à sua campanha com o compromisso de fazer a cidade avançar ainda mais e ressaltou os avanços obtidos nos últimos três anos e meio, como a recuperação dos sistemas de Saúde, de Transporte, e de Educação. Na manhã desta sexta-feira (16/08), ele participou de uma missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte, acompanhado por sua esposa, Cristine Paes, e por seu candidato a vice, Eduardo Cavaliere, além de candidatos dos partidos da coligação “É o Rio seguindo em frente”.
Aqui tem muito da minha fé. Sou cristão, católico, e para mim esse é um lugar de muita inspiração e encontro com Deus. Um lugar muito icônico da cidade, com um simbolismo de uma região que precisa muito da atenção do poder público. Amamos todos os cariocas de forma igual, mas tem uma turma que precisa mais do nosso olhar, da nossa atenção: o povo da Zona Norte, das favelas, da Zona Oeste e do subúrbio carioca – afirmou Eduardo Paes.
A população das áreas mais carentes da cidade sempre foi uma das prioridades de Paes em suas gestões e, por isso, as ações de seu atual mandato privilegiaram essas regiões. Foi com esse espírito, por exemplo, que nesta gestão foram contratados 4 mil médicos e outros 13 mil profissionais de saúde, as clínicas da família voltaram a funcionar, e a cobertura de atenção primária saltou de 40% para 74%. Com a inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte, foi reduzido pela metade o tempo de espera na fila do Sisreg .
Na área de Transporte, o sistema de BRT foi recuperado com a compra de mais de 700 novos ônibus, a reforma de todas as estações, a inauguração do corredor Transbrasil e a construção de dois grandes terminais, Gentileza e Deodoro, além da reativação de mais de 180 linhas de ônibus convencionais. A Educação também passou por uma revolução com a inauguração de 200 GETs, que implementaram um método moderno e eficiente de aprendizado, expansão do ensino em tempo integral para mais de 50% da rede, contratação de 9.500 professores, a volta do kit escolar e a criação de 25 mil vagas em creche. Políticas educacionais que tornaram a cidade do Rio a campeã do Brasil na melhoria da qualidade do ensino público, com o maior crescimento na nota do Ideb.
Não está tudo perfeito, temos problemas, mas depois de três anos e meio deixamos um Rio muito melhor do que estava em janeiro de 2021. As contas da Prefeitura foram saneadas, tivemos uma elevação da nota da cidade (pela agência de classificação de risco Fitch) mostrando nossa estabilidade financeira, com endividamento baixo e pagamento de fornecedores em dia. Vimos o crescimento do Ideb esta semana, mostrando como evoluímos, como avançamos e como uma política pedagógica bem implementada pode mudar a vida das pessoas. Está todo mundo andando de BRT. Aqui, embaixo, passa um BRT funcionando, com estação e ônibus novos – frisou o candidato.
Ciente de que o Rio precisa continuar a avançar, Paes espera ter a oportunidade de continuar trabalhando pelos cariocas nos próximos quatro anos.
A minha campanha vai ser trabalhar e cumprir minhas obrigações como prefeito. Aqui tem um gestor que a população conhece, que está no terceiro mandato e quer fazer com que o Rio continue avançando. Tenho muita honra de ser prefeito dos cariocas. O que mais agradeci hoje foi por terem me dado essa oportunidade de ser prefeito e poder fazer o bem a tanta gente. E pedi para ficar um pouco mais, porque é uma alegria cuidar da nossa cidade – disse Paes.
Com o slogan “O trabalho segue. O Rio avança”, Paes apresentou em seu programa de governo novos grandes projetos para melhorar a vida do carioca.
Na Saúde, ele propõe a construção de dois novos super centros, um em Campo Grande e outro na Zona Norte; supervisionar com mais rigor o trabalho e o atendimento dos médicos; e implementar um programa dedicado às famílias com pessoas do espectro autista.
Na Educação, quer transformar a cidade na primeira capital do país em matrículas com ensino em tempo integral, atingindo mais de 70% de cobertura; criar mais de 13 mil novas vagas em creches e pré-escolas; ampliar a implementação dos GETs, totalizando 500 novas escolas tecnológicas em tempo integral na rede municipal; e reduzir o déficit no número de educadores dedicados à educação especial, garantindo um profissional para cada três alunos na rede de apoio e tornando-se referência em educação inclusiva por meio de parcerias com outras esferas de governo.
No Transporte, pretende fazer com as linhas regulares e os ônibus convencionais a mesma revolução feita com o BRT no atual mandato; iniciar a transição do sistema BRT de rodas para um sistema leve de trilhos (modelo VLT), a partir da Transcarioca e da Transoeste (do Jardim Oceânico ao Parque Olímpico); e reestruturar a política tarifária com mais integrações e benefícios para o usuário de transporte público na cidade.