A entrega do Terminal Deodoro pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, marca um passo significativo no desenvolvimento da infraestrutura de transporte da cidade. O Terminal Deodoro é o primeiro de quatro terminais planejados para a Transbrasil e tem um papel fundamental na melhoria da mobilidade na Zona Oeste.
Este terminal possibilita a integração eficiente entre diferentes modos de transporte, incluindo o BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e o sistema de trens da Supervia. Além disso, está planejado para ser uma peça central na futura operação da Transbrasil, conectando ainda mais bairros e regiões da cidade.
O prefeito Eduardo Paes destacou a importância desse terminal de integração, que conecta o trem, a Transolímpica e, futuramente, a Transbrasil. Ele enfatizou que essa integração proporcionará uma maior facilidade de deslocamento para os cidadãos do Rio de Janeiro, economizando tempo precioso em suas rotinas diárias. A visão é permitir que as pessoas percorram a cidade de forma mais eficiente, conectando diferentes bairros e regiões.
Nesta primeira etapa de operação, o Terminal Deodoro integrará dois serviços de BRT do corredor Transolímpica, 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia. Essa integração resultará em uma redução significativa do tempo de viagem, melhorando a experiência de transporte público para os moradores de várias regiões da cidade, economizando até 30 minutos em seus deslocamentos diários.
Sete novas linhas para atender a população
A Secretaria de Transportes criou sete linhas de ônibus para atender o terminal: 653 – Méier x Terminal Deodoro; 764 – Catiri x Terminal Deodoro; 765 – Mendanha x Terminal Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena); SV783 – Praça Seca x Terminal Deodoro; 788 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Ponto Chic); 796 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada do Mendanha); e 798 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada da Posse). Veja abaixo o plano operacional.
Estas novas linhas funcionarão inicialmente apenas em horários de pico e terão seu funcionamento pleno com o início da operação do corredor Transbrasil. Com a novidade, serão 84 linhas a mais na cidade desde o dia 1º de junho do ano passado, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual para regularizar o serviço de ônibus municipais.
Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar os passageiros em frente ao Terminal Deodoro: SV624 – Mariópolis x Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 – Terminal Sulacap x Candelária; 393 – Bangu x Candelária; SV777 – Padre Miguel x Madureira (via Rua do Governo); e 926 – Senador Camará x Penha.
BRT Transbrasil
As obras do BRT Transbrasil estão chegando à sua fase final. Este projeto inclui a construção de 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de um percurso de 26 km. A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021.
A previsão é que o Sistema BRT esteja totalmente operacional no primeiro semestre de 2024. Com a conclusão de todos os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), serão disponibilizadas 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros de vias, conectando a Zona Oeste, a região da Barra da Tijuca, a Zona Norte e o Centro da cidade do Rio de Janeiro.
Serviço: Confira as Linhas que vão operar no Terminal Deodoro
51 (Terminal Deodoro x Terminal Recreio parador)
Horário: Todos os dias, das 4h à 0h
Trajeto: Terminal Deodoro; estação Vila Militar; estação Magalhães Bastos; estação Padre João Cribbin; estação Marechal Fontenelle; estação Boiúna; estação Outeiro Santo; estação Colônia; estação Ventura; estação Leila Diniz; estação Asa Branca; estação Minha Praia; estação Morro do Outeiro; estação Riocentro; estação Olof Palme; estação Ilha Pura; estação Tapebuias; estação Catedral Recreio; Terminal Recreio.
52 (Terminal Deodoro x Alvorada parador)
Horário: Seg. a Sexta: das 4h às 9h e das 16h às 21h10
Sábado: das 4h às 9h e das 16h à 0h
Domingo: das 4h às 9h e das 16h às 21h
Trajeto: Terminal Deodoro; estação Vila Militar; estação Magalhães Bastos; estação Padre João Cribbin; estação Marechal Fontenelle; estação Boiúna; estação Outeiro Santo; estação Colônia; estação Ventura; estação Leila Diniz; estação Asa Branca; estação Minha Praia; estação Morro do Outeiro; estação Parque Olímpico; estação Rio 2; estação Rede Sarah; estação Centro Metropolitano; estação Via Parque; estação Aeroporto de Jacarepaguá; estação Lourenço Jorge; e Terminal Alvorada.
O que muda na operação do BRT nas linhas do corredor Transolímpica:
A linha 52, que ia do Alvorada até a Vila Militar, foi estendida até Deodoro.
A linha 51, que seguia do Recreio até Vila Militar, também foi estendida até Deodoro.
Substituição da frota da linha 50, Terminal Centro Olímpico x Jardim Oceânico parador, por articulados – era com ônibus do tipo padron. A linha deixa de passar nas estações Minha Praia e Morro do Outeiro.
Confira abaixo o plano operacional das novas linhas de ônibus convencionais urbanos:
653: Méier x Terminal Deodoro
Partidas:
Praça Seca: Manhã – 6h / Tarde – 17h15
Terminal Deodoro: Manhã – 6h45 / Tarde – 18h15
Itinerário: Terminal Deodoro, Estação Marechal Hermes, Rua João Vicente, Madureira, Cascadura, Estação Quintino, Piedade, Engenho de Dentro, Rua Dias da Cruz, Méier.
764: Catiri x Terminal Deodoro
Partidas:
Catiri: Manhã – 6h / Tarde – 16h30
Terminal Deodoro: Manhã – 7h / Tarde – 17h30
Itinerário: Catiri, Jardim Bangu, Cancela Preta, Avenida Brasil (Batan), Terminal Deodoro.
765: Mendanha x Terminal Deodoro
Partidas:
Mendanha: Manhã – 5h30 / Tarde – 17h15
Terminal Deodoro: Manhã – 7h / Tarde – 18h45
Itinerário: Mendanha, Carobinha, Guandu do Sena, Complexo de Gericinó, Vila Kennedy, Avenida Brasil, Terminal Deodoro.
SV783: Praça Seca x Terminal Deodoro
Partidas:
Praça Seca: Manhã – 6h / Tarde – 17h15
Terminal Deodoro: Manhã – 6h45 / Tarde – 18h15
Itinerário: Terminal Deodoro, Estação Marechal Hermes, Hospital Carlos Chagas, Vila Valqueire, Praça Saiqui, Rua Luiz Beltrão, Praça Seca.
788: Campo Grande x Terminal Deodoro (via Bangu)
Partidas:
Campo Grande: Manhã – 5h30 e 6h30 / Tarde – 16h30 e 17h30
Terminal Deodoro: Manhã – 7h e 8h / Tarde – 18h e 19h
Itinerário: Rodoviária de Campo Grande, Avenida Santa Cruz, Viaduto de Bangu, Ponto Chic, Rua Marechal Marciano, Estação Realengo, Viaduto de Magalhães Bastos, Vila Militar, Terminal Deodoro.
796: Campo Grande x Terminal Deodoro (via Mendanha)
Partidas:
Campo Grande: Manhã – 5h; 5h30; e 6h / Tarde – 15h30; 16h30 e 17h30
Terminal Deodoro: Manhã – 6h15; 6h45 e 7h15 / Tarde – 17h15; 18h e 19h
Itinerário: Rua Aracaju, West Shopping, Estrada do Mendanha, Avenida Brasil, Vila Kennedy, Terminal Deodoro.
798: Campo Grande x Terminal Deodoro (via Posse)
Partidas:
Campo Grande: Manhã – 4h45; 5h15 e 5h45 / Tarde – 16h; 17h e 18h
Terminal Deodoro: Manhã – 6h; 6h30 e 7h / Tarde – 17h30; 18h30 e 19h30
Itinerário: Rua Aracaju, West Shopping, Estrada da Posse, Santíssimo, Estrada do Quafá, Avenida Brasil, Vila Kennedy, Terminal Deodoro.
Post com informações de Prefeitura do Rio
E não deixem de desasorrear os rios,tenho um monte de protoc no 1746 Rio do Pau,2 minutos da Av Brasil,apenas uma máquina pra limpar. Em tempos de chuvas,as ruas encher e as casas tb,já tivemos a fiscalização da prefeitura! Isso TB renderá votos! Por favor!
Essas melhorias são muito importantes pra Cidade como um todo ,melhorando a Produtividade e a qualidade de vida da população do Rio de Janeiro
Aguardando aqui na Estrada da Posse.
Muito tempo sem condução para o centro.
Já deixei aí em cima
Isso tudo vai bombar quando chegar ao VLT. Tem alguma data? Abs
O vlt obviamente não vai chegar ai né. é só até a são cristovão, vai estar interligado pelo terminal gentileza.
PARABÉNS PREFEITO EDUARDO PAES. PELA GRANDE ADMINISTRAÇÃO QUEM VEM FAZENDO AO LONGO DOS ANOS DE SUA GESTÃO. TRABALHO COM DIGNIDADE E RESPEITO AO CONTRIBUINTE TEM NOME EDUARDO PAES ⭐