Nesta terça-feira, 7 de novembro, o prefeito Eduardo Paes inaugurou a primeira Nave Satélite no Ciep Dr. Nelson Hungria, em Paciência, na Zona Oeste. Este marco representa o primeiro passo de um novo projeto destinado a criar espaços de inclusão digital, inovação tecnológica e acesso à internet para a população. Além disso, a unidade desempenhará um papel crucial na qualificação de jovens e adultos em Tecnologias da Informação, oferecendo cursos, oficinas e workshops gratuitos para prepará-los para o mercado de trabalho.
O projeto Naves Satélites abrange a reforma das bibliotecas originalmente localizadas ao lado dos edifícios principais dos Cieps, e com o apoio da Secretaria de Educação, transforma esses espaços em ambientes equipados com recursos que permitem que pessoas de diferentes públicos acessem e aprendam a utilizar ferramentas de mídia digital.
Prevê-se que a Nave Satélite atenderá aproximadamente 450 pessoas por mês. Com as Naves Satélites, a Secretaria de Ciência e Tecnologia busca expandir a presença de espaços multifuncionais e interativos para acelerar e incentivar a capacitação digital, científica e tecnológica da população do município do Rio de Janeiro. Essas novas unidades estendem para outras regiões os conteúdos e atividades de sucesso já oferecidos pelas Naves do Conhecimento. Além disso, há planos para implantar mais uma unidade da Nave Satélite na Zona Oeste ainda este ano.
Os cursos iniciais disponíveis na Nave Satélite incluem “Aprendendo a Mexer no WhatsApp,” “Excel Básico” e “Informática para o Primeiro Emprego.” Além disso, serão oferecidas duas oficinas aos usuários da unidade: “Como Não Cair em Golpes na Internet” e “WhatsApp para seu Negócio.” Todos os participantes receberão certificados após a conclusão das atividades. A Nave Satélite estará aberta ao público em geral de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h, e oferecerá acesso à internet com orientação de uma equipe de apoio aos usuários.
Com informações de Prefeitura do Rio.