O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a secretária municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi, e o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, inauguraram a Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca, em Madureira, nesta quarta-feira (9/11). Com capacidade para atender 420 alunos do Ensino Fundamental I, este é o 4º Ginásio Experimental Tecnológico (GET) da rede e a terceira unidade de ensino entregue este ano pelo programa Fábrica de Escolas, responsável pela construção de mais de 100 unidades. Até 2024, a cidade vai ganhar outras 23 escolas.
– O que queremos para as nossas crianças é uma escola em turno único, em que possam ter mais aulas de matemática, de português, e que consigam desenvolver o hábito da leitura. O GET tem esse objetivo e nós vamos ampliar essa metodologia. Precisamos permitir que os nossos alunos tenham mais oportunidades no futuro, usando o senso crítico para fazerem as escolhas mais corretas para o país crescer – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A unidade é formada por 12 salas, um colaboratório, uma sala de leitura, quadra coberta, auditório, área administrativa, área de alimentação, entre outros espaços. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos.
Esta é a terceira unidade de ensino entregue pelo programa Fábrica de Escolas da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), em parceria com a SME, após a sua retomada neste ano. As outras foram o GET Elza Soares e o Espaço de Desenvolvimento Infantil Jornalista Jorge Bastos Moreno, no Rocha.
A obra teve um investimento de R$ 16,5 milhões. Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o programa Fábrica de Escolas é responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio, como Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de ensino fundamental I e II.
– O nosso papel é o de entregar para a Educação um espaço de qualidade, com toda a estrutura necessária para receber os alunos. É importante ressaltar que o programa Fábrica de Escolas contempla na sua metodologia construtiva elementos de termoacústica, que propiciam um conforto maior para as nossas crianças – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.
A previsão é que, até 2024, a cidade ganhe 23 escolas, entre novas unidades e unidades reconstruídas. Dessas, 19 fazem parte do programa Fábrica de Escolas e as outras quatro serão escolas olímpicas, que estão sendo construídas com utilização materiais de desmontagem da Arena do Futuro, que recebeu as competições handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Ginásio Experimental Tecnológico (GET)
Os GETs são um novo modelo de escola com polos de inovação, pautado pela abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art e Math), alinhado a tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade dos indivíduos e da sociedade do século XXI. A SME já inaugurou, somente neste ano, três Ginásios Experimentais Tecnológicos e prevê a inauguração de mais de 70 GETs até o final de 2023.
– O GET é um modelo de ensino em turno único, extremamente inovador de educação pública no Brasil. O método é ancorado na tecnologia, fazendo com que os alunos possam estar preparados para o século XXI, trabalhando com a mão na massa e desenvolvendo diversas habilidades. Queremos que os nossos alunos estejam prontos para as demandas da nova economia. Para isso, temos que incentivá-los a estudar bastante – destacou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
O novo modelo de escola traz inovação e convida os estudantes a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas, com um trabalho interdisciplinar, combinando a abordagem STEAM além da grade curricular normal, que será seguida regularmente.
O Ginásio Experimental Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker”, mais conhecida no Brasil como “mão na massa”, dá o tom. No GET, o estudante está em evidência.
Parabéns! Lugar de crianças é na escola. É urgente que as escolas tenham horário integral assim como as escolas e o SUS tenham psicólogos, o número de crianças e jovens sofrendo de Transtorno de Ansiedade pós pandemia é muito preocupante. Sabemos o quanto o aprendizado está sendo afetado, os números são alarmantes.
Que bela iniciativa!
Gostaria de fazer parte do corpo docente nesse projeto.
Bela iniciativa!
Falta um olhar para as escolas no Centro, em especial a Tiradentes!
Acopanhamento de Psicopedagogas é pedir demais Dudu?