Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) participou, na manhã deste sábado (07/09), Dia da Independência do Brasil, de uma correata pelas ruas de Rio das Pedras e Muzema, na Zona Oeste. As duas comunidades receberam diversos investimentos da atual gestão da Prefeitura do Rio que elevaram a qualidade de vida dos moradores com várias obras de infraestrutura e novas escolas.
Tenho muito orgulho de ver como essa região avançou na nossa administração, melhorando a vida de quem mora aqui. Construímos novas escolas, trouxemos o programa asfalto liso, refizemos a Engenheiro Souza Filho, que liga a Muzema a Rio das Pedras. Essa via era um transtorno para a comunidade com alagamentos, falta de estrutura e acabamos com isso. Agora, é seguir trabalhando e avançando cada vez mais – destacou Paes.
Caso seja reeleito, Paes reforçou o compromisso em continuar os investimentos não só na região, mas em todas as comunidades do Rio.
Temos o compromisso de ampliar os programas Bairro Maravilha, Morar Carioca e Casa Carioca para toda a cidade, levando urbanização e serviços para as comunidades e garantindo mais dignidade aos moradores – ressaltou Paes.
Nos últimos três anos, Rio das Pedras foi beneficiada com uma série de melhorias. Foram realizadas as obras de infraestrutura e drenagem na Avenida Engenheiro Souza Filho, que é uma das principais vias da comunidade.
A Engenheiro Souza Filho ganhou uma rede de drenagem de águas pluviais para minimizar alagamentos, em uma revitalização que abrangeu os dois sentidos da via, pistas laterais, embocaduras e retornos. Calçadas foram construídas e o trecho entre Rio das Pedras e a Muzema foi pavimentado. No total, mais de 42 mil metros quadrados de área pública foram recuperados.
O programa Asfalto Liso também beneficiou a região e foi concluído no trecho que liga o Largo da Barra à Muzema. Além da pavimentação da Via Light.
Um total de quatro novas unidades escolares foi entregue, além da reforma de praças e dragagem de rios que cortam a região. O programa Bairro Maravilha trouxe melhorias de infraestrutura para a Muzema e na Regata, e as obras do projeto para o conjunto Rio das Pedras estão em andamento.
Para fortalecer a economia local, um programa de cadastramento para os comerciantes contemplou mais de 200 famílias que viviam do comércio informal. A comunidade conta ainda com duas clínicas da família que permitem o acesso à saúde primária sem sair de Rio das Pedras.
Muzema e Rio das Pedras ainda ganharam ecopontos da Comlurb para os moradores efetuarem o descarte correto do lixo. As duas comunidades contam com três caixas, sendo duas estacionárias abertas, de 5m³, para receber entulhos, bens inservíveis e galhadas, e uma compactadora fechada, de 15m³, destinada para o lixo domiciliar. O ecoponto da Muzema funciona diariamente, das 6h às 18h, enquanto o de Rio das Pedras é 24h.
E em abril deste ano, a Prefeitura do Rio inaugurou, numa parceria com a Uniperiferias, a Navezinha Carioca Rio das Pedras. Versão reduzida da Nave do Conhecimento, ela tem o objetivo de promover gratuitamente a democratização do conhecimento, a inserção no mercado de trabalho, explorando os potenciais do segmento de tecnologias, por meio de cursos, oficinas e eventos para a população.