O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, em parceria com o Presidente Lula, inauguraram o Terminal Intermodal Gentileza (TIG). O evento marca o início da operação gradual do sistema BRT Transbrasil a partir deste sábado, 24 de fevereiro. Com uma extensão de 26 quilômetros, 18 estações e dois terminais, o corredor expresso conectará Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, atravessando 18 bairros e com a projeção de transportar 250 mil pessoas diariamente até 2030. Este é o quarto corredor de BRT a ser lançado na cidade. Fortalecendo o sistema de transporte de alta capacidade, que já conta com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
A inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que ocorreu nesta sexta-feira (23/02), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou:
– Nós precisamos construir as coisas que o povo necessita, e com certa urgência, porque o povo não pode ficar dependendo de transporte que leva 2h30para chegar ao trabalho. O que vocês estão recebendo hoje é uma entrega de uma Prefeitura que tem compromisso com o Rio de Janeiro. Quando eu venho inaugurar um terminal com o nome de Gentileza, a gente pode dizer que, finalmente no Rio de Janeiro, o amor venceu o ódio.Que vocês possam desfrutar desse terminal de múltiplos meios de transporte para que possam chegar mais cedo em casa – afirmou o presidente Lula.
Localizado nas proximidades da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária. O TIG será o maior terminal integrador de transporte público do Rio, conectando o BRT ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e às linhas de ônibus municipais.
– Hoje é um dia tão emocionante para a nossa cidade e todos os cariocas. O que estamos fazendo aqui é inaugurar o coração do transporte do Rio.Neste terminal, todos os modais de transporte vão se encontrar. E vão se encontrar para mudar a vida das pessoas. Imagina uma pessoa que trabalha no mínimo oito horas por dia e tem que passar quatro, cinco horas no transporte público. Agora as pessoas vão poder levar uma vida com mais dignidade a partir deste espaço. Os escritos de José Datrino, o Profeta Gentileza, que dá nome a esse terminal, e que estão espalhados pelas pilastras do viaduto aqui em frente, agora estão por todo esse terminal. A sua mensagem é tão simples quanto profunda e vital: gentileza gera gentileza. Cuidem um dos outros e sejam gentis com o próximo. Cuidem da cidade de vocês, precisamos combater o vandalismo, o ódio e a barbárie. Nada disso aqui é meu ou da Prefeitura, é de vocês. O que inauguramos aqui hoje não é só um terminal, mas uma lembrança constante dessa mensagem essencial, ser gentil é ser cidadão, lembrar que onde houver gentileza, haverá sempre um gesto que surpreende e que o amor se esconde nas coisas pequenas. E só assim vamos construir uma cidade melhor e um país melhor – disse o prefeito Eduardo Paes.
Quando estiver em pleno funcionamento, o TIG permitirá que os passageiros acessem, dentro do terminal, o novo BRT Transbrasil, duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que se dirigem ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas, além de 14 linhas de ônibus municipais regulares que abrangem diversos bairros da cidade. Estima-se que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal diariamente.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (20/02). A Prefeitura do Rio apresentou detalhes sobre a logística do início das operações do Terminal Gentileza e do Corredor BRT Transbrasil. A secretária Maína Celidonio destacou a importância do BRT Transbrasil e do Terminal Intermodal Gentileza como um ganho de mobilidade para o Rio. Ressaltando que a operação será realizada em fases para que os usuários possam se adaptar gradualmente às mudanças na cidade.
Na Fase 1: A Transbrasil Inicia Operações Entre Penha e Terminal Gentileza, Além de Oferecer Linha Executiva para o Aeroporto do Galeão.
Terá início neste sábado, 24 de fevereiro, e se estenderá até 30 de março, os ônibus articulados circularão entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no período das 12h às 14h. Os intervalos entre as viagens serão de 10 minutos, e o tempo de percurso estimado é de 20 minutos. O preço da passagem será de R$ 4,30, o mesmo cobrado em todos os modais municipais.
Os ônibus partirão da Penha, fazendo paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de adentrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), será disponibilizada uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, operando todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos de 20 minutos. O tempo de viagem estimado é de 16 minutos. Os ônibus estarão equipados com bagageiros e haverá uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa será de R$ 15, e a passagem poderá ser paga com Jaé ou Riocard.
Na Fase 2: A Transbrasil Expande sua Operação de Deodoro ao Terminal Gentileza e Inicia a Calha Segregada do BRT.
Terá início em 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário de funcionamento ampliado, das 10h às 15h. Nessa mesma data, será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso implica que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Por outro lado, a faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis, sendo delimitada com pintura e funcionando todos os dias da semana. Nos trechos próximos às estações, para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.