O prefeito Eduardo Paes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiveram presentes no evento realizado em 6 de dezembro, onde o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) foi oficialmente credenciado como instituição de Educação Superior e a autorização para o início das atividades do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do instituto.. A cerimônia teve lugar no Hotel Fairmont, em Copacabana, e contou com a participação dos ministros da Educação, Camilo Santana, e de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do presidente do IMPA, Marcelo Viana, e do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.
– A matemática pode ser mais gostosa quando se aprende corretamente, assim ela vira a matéria mais extraordinária na vida do aluno. Quando a pessoa tem chance, ela participa. Queremos que, da mesma forma que um estudante que tem condição de pagar uma escola privada tem oportunidades, quem não tem a mesma facilidade tenha a chance de sentar na mesma mesa e aprender a mesma coisa. Guardem na memória o dia 6 de dezembro de 2023, sobretudo vocês alunos. Atentem para o significado desse dia. O Brasil sempre tratou o investimento em educação como gasto. E quando falam que você está gastando muito, obrigam a cortar. E isso piora o ensino. É preciso que se tenha sensibilidade para isso não acontecer. Não tenho que favorecer ninguém. Eu tenho sim de dar oportunidade para todos. E é isso que estamos fazendo aqui – afirmou o presidente Lula.
Durante o encontro, foi celebrada a abertura do processo seletivo para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O IMPA Tech funcionará no Porto Maravalley, hub de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE). Na construção do espaço de 10 mil m2, o Município investiu cerca de R$ 37 milhões para a realização das obras e compra de mobiliário. A Prefeitura também está viabilizando a compra de mais de 60 apartamentos na região do Porto, que vão atender os alunos da primeira turma.
– O que vamos fazer com o IMPA Tech é pegar todo mundo no Brasil inteiro que tiver um bom desempenho e dar uma bolsa para estudar de graça aqui no Rio. A turma vai ficar hospedada na cidade e se formar em matemática. A molecada do Brasil que se esforçar, correr atrás, tiver talento, não importa a cidade em que estiver, vai ter uma grande oportunidade. Quando estive com o presidente Lula para apresentar diversos projetos e falei da faculdade da matemática, ele se emocionou, topou na hora – disse o prefeito Eduardo Paes.