O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou nesta sexta-feira, 1, da abertura da Bienal Internacional do Livro, no Riocentro. A feira literária, que é a maior do país, chega a sua 40ª edição e foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade pelo chefe do executivo municipal. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial. O evento vai até o dia 10 de setembro.
Às vezes a gente dá muita importância aqueles eventos que passam de vez em quando, tipo Olimpíada, mas essa aqui é a nossa Olimpíada do conhecimento. Essa aqui é a nossa Olimpíada da Cultura, é a nossa Olimpíada do saber. É assim que a gente trata esse momento, esse espaço. Portanto é uma alegria enorme poder estar aqui mais uma vez como prefeito dessa cidade, abrindo essa 40ª edição da Bienal do Livro. – Eduardo Paes
Nos 40 anos da Bienal, a Prefeitura do Rio participará ativamente do evento. As secretarias municipais de Educação e de Cultura terão estandes na feira, com extensa programação gratuita. Além da participação institucional na Bienal, a prefeitura estimula que os visitantes utilizem o transporte público para chegar à Bienal. Para isso, preparou um serviço especial de BRT para atender aos passageiros que optarem por comparecer ao evento utilizando transporte público.
A Secretaria Municipal de Educação montou um espaço de 150 m² na Bienal para receber, nos dez dias de evento, mais de 30 mil alunos e professores da rede, bem como os visitantes, com uma programação variada e pensada para todas as idades. Será um espaço para discutir temas como inovação e tecnologia, e a conexão da educação com outras áreas da cidade.
Quem visitar o estande poderá, por exemplo, conhecer a experiência da implantação dos Ginásios Experimentais Tecnológicos. Os alunos dos GETs prepararam jogos baseados em personagens e ambientes de obras literárias, mostrando que é possível aliar tecnologia ao ambiente dos livros. Outras ações da Secretaria também marcam presença na Bienal. Todas as escolas municipais ganharão vouchers entre R$800 e R$1.400 para usar na compra de novos livros e materiais pedagógicos para suas bibliotecas.
O espaço da SME receberá ainda outras secretarias e órgãos municipais para discutir temas transversais à educação. A CET-Rio mostrará o projeto “A Caminho da Escola 2.0”, que desenvolve ações de educação para o trânsito e executa intervenções urbanísticas no entorno das instituições de ensino para melhorar a organização e a segurança no trajeto casa-escola-casa. Já a Comlurb vai levar à Bienal o projeto “Escola Mais Consciente”, de ações de conscientização sobre descarte correto, limpeza urbana, coleta seletiva, respeito ao meio ambiente e ao espaço público, usando como meio de sensibilização música, teatro, bom humor e alto astral. A Secretaria de Ciência e Tecnologia apresentará o trabalho de capacitação realizado pelas Naves do Conhecimento.
Com informações da Prefeitura do Rio. Fotos de Beth Santos.