O Governo Federal e a Prefeitura do Rio se reuniram, na manhã deste sábado (27/7), com a Light para cobrar da concessionária uma solução para os problemas de fornecimento de energia nas Ilhas do Governador e Paquetá. Na visita à subestação da Light, a concessionária assumiu com o prefeito Eduardo Paes e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o compromisso de realizar melhorias do sistema até novembro.
– A presença do ministro marca um ponto de virada na relação da Light com a cidade, mais especificamente com a Ilha do Governador. O que vem acontecendo aqui é um verdadeiro absurdo. Nessa semana o ar condicionado do Aeroporto do Galeão estava desligado pelo desleixo da Light com a Ilha. E uma quantidade enorme de pessoas está totalmente desassistida. Isso aconteceu no domingo, se repetiu ao longo da semana, e não é uma história nova. Algumas reuniões já foram feitas entre a Prefeitura e a Light e nós temos visto um certo jogo de empurra e enrolação por parte da Light. Ouvi as explicações, mas a população da Ilha está corretamente indignada e não é aceitável que a gente permita que continue acontecendo. Esse é um bom momento, porque sei que há um pleito pela renovação da concessão. Se fosse ruim não iriam querer renovar. Nosso papel é cobrar, pressionar e pedimos que o ministério endureça com a Light – afirmou Eduardo Paes.
Desde o início do ano os moradores e comerciantes sofrem com o desabastecimento de energia, que na última semana registrou falta de energia em boa parte da Ilha do Governador todos os dias. A Prefeitura do Rio tem cobrado constantemente para que a Light resolva os problemas na região. E esteve sempre em contato com o Ministério de Minas e Energia para cobrar ações da concessionária.
– O prefeito já nos contatou diversas vezes, em especial com o agravamento dos problemas nos últimos dias. No domingo passado já tínhamos montado um grupo de trabalho. Desde o início dos problemas, nós trabalhamos diretamente com a Light. A concessionária assumiu compromissos para que eles sejam cumpridos no prazo mais rápido possível. Aconselhei que sejam realistas nos prazos porque isso pode comprometer o futuro da concessão. Vamos cobrar que as distribuidoras cheguem com energia e garantam dignidade às pessoas. Espero que hoje seja realmente um ponto de virada e que o setor privado entenda bem as regras que estão colocadas – disse Alexandre Silveira.
O Procon Carioca multou a Light, no dia 19 de julho, em pouco mais de R$ 13 milhões por falhas no fornecimento do serviço desde 2023, com base no Código de Defesa do Consumidor. Além desse processo, existem mais dois procedimentos em curso, em razão dos apagões ocorridos na Ilha do Governador, pelos quais a empresa também pode ser multada.
Já a Procuradoria do Município do Rio informa que ajuizou na última segunda-feira (22/7) Ação Civil Pública (ACP) contra a Light. O documento solicita o restabelecimento da energia elétrica nas casas, nas ruas, nos semáforos e nos equipamentos de saúde e educação da localidade, sob pena de multa diária de até R$ 200 mil. A ACP está na 7° Vara de Fazenda Pública da Capital e também pede o pagamento de R$ 10 milhões por conta de danos morais coletivos causados pela empresa.
Compromissos da Light
No encontro com o prefeito e o ministro, a Light explicou as intervenções que já estão sendo realizadas nas Ilhas do Governador e Paquetá. A concessionária vai manter os geradores da subestação funcionando até a conclusão das obras em novembro. E vai construir dois alimentadores novos de transmissão, suprindo a Ilha do Governador. E promete fazer um terceiro na continuidade da obra.
A Light também se comprometeu a ter equipes mobilizadas, num contingente expressivo, para rapidamente realizar manobras no caso de interrupção do fornecimento de energia. Neste domingo (28/7), a concessionária informou que chegará a 114 megas de capacidade no bairro. Com isso, a Light afirmou que não dever ocorrer desabastecimento nas Ilhas até a conclusão desta etapa das obras em novembro.
Os clientes que tiveram danos nos aparelhos elétricos/eletrônicos podem procurar as Agências Móveis da Light na Ilha do Governador ou acessar a Agência virtual (agenciavirtual.light.com.br). O pedido deve ser realizado pelo titular da conta, com a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de empresa autorizada. Após a solicitação, a empresa analisa as informações apresentadas pelo cliente, verifica o histórico de ocorrências em seu sistema e envia uma resposta ao consumidor.
Atendimento móvel (Agências móveis):
Local: Subprefeitura da Ilha (Rua Eneida de Morais, 450) até 2 de agosto. De segunda a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 9h às 13h.
Local: Estada da Cacuia 192 (em frente ao supermercado Mundial). De 31 de julho até 2 de agosto, das 9h às 16h.