O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, lançaram a Olimpíada Carioca de Matemática, nesta quarta-feira (11/08), na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão. A competição é aberta aos alunos da rede municipal de ensino e, entre outras premiações, vai contemplar não só 40 estudantes com viagens à Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa) mas também os professores com uma viagem internacional de capacitação.
Além de ser um preparativo para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a competição tem o propósito de estimular a aprendizagem, engajar, divertir e identificar talentos. E mostrar também aos alunos um caminho para seu desenvolvimento profissional.
Inscrições
As inscrições para a Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) ficarão abertas de 1º de setembro a 1º de outubro. A primeira fase corresponderá à atividade diagnóstica em rede do 3º bimestre, que já aconteceria para todos os alunos. A segunda fase da OCM será uma prova elaborada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ocorrerá no dia 4 de novembro.
A segunda fase será composta por provas de quatro níveis: nível 1 (alunos do 2º e 3º ano); nível 2 (alunos do 4º e 5º ano); nível 3 (alunos do 6º e 7º ano) e nível 4 (alunos do 8º e 9º ano). Cada estudante irá realizar a prova em sua própria escola. Os resultados serão divulgados na primeira quinzena de dezembro.
Premiações
Haverá premiação especial para as maiores pontuações de cada ano escolar. Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas de cada ano escolar do 6º ao 9º ano vão ganhar uma viagem de exploração científica para a Disney e a Nasa. Já os 10 primeiros alunos e as 10 primeiras alunas da rede, em cada ano escolar do 2º ao 9º ano, serão premiados com notebook e curso de programação. Os computadores serão doados pelo Instituto XP – entidade de impacto social da XP Inc. Também serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes com as melhores colocações do 2º ao 9º ano e Carioca II.
Muito bom! O ensino de matemática nas escolas do município, até então, não era nada estimulado. As crianças com potencial não são aproveitadas. Muito pelo contrário, são induzidas a se calarem porque as outras crianças não aprenderam. Eu estudo com a minha filha diariamente. Ela é louca por matemática, no entanto, na escola dela não há estímulo algum. Lamentável!
Ótima iniciativa para estimular o interesse de alunos, professores e escolas da rede municipal no ensino da matemática.
Temos alunos com grande potencial já mostrando grandes resultados, ainda desconhecidos por parte da Prefeitura e da SME-RJ.
Sugiro que a SME-RJ realize um levantamento nas escolas públicas da rede, pois já existem medalhistas no ensino fundamental,
ganhadores de medalhas da OBMEP e Olimpíadas Canguru de Matemática que mereciam solenidade de entrega de medalhas com a presença
do Secretário Municipal de Educação, e não tiveram. Fica a dica!!