A Guarda Municipal realizou 29 operações de visitas à mulheres vítimas de violência e passou a acompanhar 12 medidas protetivas encaminhadas pelo Tribunal de Justiça no primeiro mês de atuação da Ronda Maria da Penha.
A principal missão exercida pelos patrulheiros da ronda é a verificação do cumprimento das medidas protetivas, criadas para coibir atos de violência doméstica e familiar. Após receber a notificação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, guardas municipais vão até a residência da mulher que teve a medida deferida para verificar se está sendo cumprida pelo agressor.
A principal vocação da Guarda Municipal é servir a cidade e proteger os cidadãos. A violência contra a mulher é um grave problema que precisa ser combatido. Nossas equipes já estão atuando para proteger as mulheres. Poder apoiar as medidas protetivas feitas pela Justiça nos enche de orgulho. – José Ricardo Soares, Comandante da GM-Rio
Sobre a Ronda Maria da Penha
A Ronda Maria da Penha é uma parceria da Prefeitura do Rio com o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Agentes capacitados da Guarda Municipal atuam na verificação do cumprimento de medidas protetivas deferidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.
Temos na cidade do Rio de Janeiro um conjunto de políticas públicas muito importantes que afetam principal e diretamente as mulheres, muita delas tenho orgulho de ter criado em meus outros governos. As cariocas em condição de vulnerabilidade, infelizmente, são uma chaga que assola a nossa sociedade. É muito doido a gente pensar que em um período de pandemia aumentou o número de feminicídio. Por esta razão, tenho certeza que a Ronda Maria da Penha será mais um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres. – Prefeito Eduardo Paes
Ao todo, 31 guardas municipais e o apoio de quatro viaturas, que foram adesivadas com faixas na cor lilás e a logomarca do programa. Os patrulheiros realizarão os atendimentos com três agentes, sempre tendo, pelo menos, uma guarda feminina na equipe. O secretário de Ordem Pública destacou a sua satisfação com o lançamento do programa.