A recuperação do Centro da cidade do Rio de Janeiro é uma das apostas do governo para fazer a cidade renascer. Por isso foi lançado, no fim do mês passado, o Plano Reviver Centro, projeto tem com o objetivo de transformar a região, através da recuperação social, econômica e urbanística da região. A principal meta é trazer para a área novos moradores e estabelecer diretrizes para a renovação, qualificação e manutenção do espaço público e os bens históricos da 2ª Região Administrativa (RA). E a forma como o Reviver Centro está sendo desenvolvido, não poderia ser outra: através da participação popular.
A primeira fase contou com o engajamento de mais de 5 mil cariocas que acessaram um formulário público desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, onde foi debatido o interesse de morar no Centro do Rio, os maiores desafios e problemas, e também puderam enviar suas sugestões.
Segunda fase. Participe!
Agora o projeto entra na segunda fase onde será ampliada a pesquisa para saber mais detalhes sobre o interesse dos cariocas na região. A população terá até quarta-feira (24/02) para classificar os serviços e equipamentos públicos na região. A ideia é esclarecer ainda quais modalidades de lazer fazem falta na região. Dessa forma, a Prefeitura poderá atuar de forma precisa para estimular a revitalização da 2ª RA, bastante atingida pela crise econômica e pela pandemia.
Para participar basta acessar prefeitura.rio/revivercentro e responder a pesquisa.
Terceira fase
A consulta, que terá uma terceira fase, integra a elaboração do plano urbano da cidade, que inclui um projeto de lei complementar a ser apresentado à Câmara dos Vereadores. O PL vai incluir uma série de incentivos fiscais e permissões de novos usos para fomentar a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais.
O projeto também prevê a concessão de benefícios a empreendedores que queiram participar do programa de locação social que a Prefeitura irá lançar, com público-alvo de estudantes universitários, cotistas e servidores públicos. O Reviver Centro terá ainda um cuidado especial com o patrimônio histórico, incorporando no corpo do projeto o edital Pró Apac, que oferecia benefícios aos donos de imóveis históricos interessados em sua recuperação.
Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro.