Seis dias depois do incêndio que destruiu a ocupação “Unidos Venceremos”, no sub-bairro do Jesuítas, em Santa Cruz, na Zona Oeste, a Prefeitura do Rio pagou, nesta quarta-feira (20/01), o primeiro mês do aluguel social em auxílio aos desalojados.
O vice-prefeito e secretário de Habitação, Nilton Caldeira, e a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, entregaram os primeiros quatro cheques, no valor de R$ 400,00, cada, a Thamires dos Santos Dias, Pamela Regina de Sousa, Gisele de Oliveira Sebastião e Paulo Ferreira da Silva. Os demais cheques foram ofertados pelas equipes das secretarias de Habitação e de Assistência Social.
– Hoje é um dia especial, de São Sebastião do Rio de Janeiro. Então, corremos para entregar os cheques o mais rápido possível. Foi necessária a emissão de um decreto específico para o pagamento do benefício nesse caso, que é de incêndio, não previsto no decreto anterior. – afirmou Laura Carneiro.
O incêndio aconteceu na noite de quinta-feira (14), e os desalojados foram abrigados pela no Centro Esportivo Miécimo da Silva. A Secretaria de Assistência Social realizou o cadastramento das pessoas na sexta-feira e enviou, na segunda-feira, a documentação para a Secretaria de Habitação providenciar os pagamentos.
O Detran também está trabalhando, em parceria com a Assistência Social, para a emissão dos documentos que foram perdidos no incêndio. A diretoria da 10ª Coordenadoria de Assistência Social continua acompanhando os desalojados.
Prefeito visitou o local
O incêndio que destruiu a ocupação e deixou cerca de 100 famílias desalojadas ocorreu há uma semana. O prefeito Eduardo Paes visitou o local na própria noite do ocorrido para prestar assistência às famílias que foram atingidas. Também acompanhou o prefeito, o Secretário de Educação Renan Ferreirinha.
A Secretaria Municipal de Assistência Social ficou responsável por encaminhar as famílias para o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde receberam todo tipo de assistência e doações. Também foram providenciadas todas as medidas de higienização, com distribuição de máscaras e álcool em gel.