O candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou no fim da manhã deste domingo (01/09) o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão. Ele percorreu as ruas que compõem o pavilhão, conversou com frequentadores, ouviu as principais demandas dos comerciantes e apreciou a cultura local.
A Feira de São Cristóvão é um patrimônio da cidade, e motivo de muito orgulho. Um pedaço do Nordeste no Rio. O que a gente pretende fazer é ampliar o diálogo com os comerciantes para entender o que pode ser feito para tornar a Feira mais confortável e atraente para os frequentadores – explicou Paes.
Também conhecida como Feira de São Cristóvão, o espaço é considerado uns dos ativos turísticos mais populares da cidade. Abriga cerca de setecentas barracas que oferecem aos visitantes uma verdadeira imersão na cultura nordestina.
O espaço recebe em média trezentas mil pessoas por mês, emprega centenas de pessoas e atrai turistas e moradores garantindo empregos e movimentando a economia. A importância do Centro de Tradições Nordestinas para a cultura e economia da cidade despertou um olhar atento para o bairro, que vem recebendo uma série de investimentos, que facilitam o acesso, atraem visitantes e valorizam a região.
Avanços da Região
O Bairro Imperial de São Cristóvão vai receber a extensão da Operação Urbana Consorciada da região do Porto Maravilha
A ampliação acrescenta 3,7 milhões de metros quadrados ao projeto inicial na Região Portuária. Com o aumento, títulos poderão ser comercializados pela Caixa Econômica Federal, garantindo aos investidores o direito de construir unidades habitacionais com novos critérios urbanísticos. O lançamento de novos empreendimentos vai atrair moradores e acelerar o desenvolvimento da região.
O tradicional bairro de São Cristóvão também abriga a Quinta da Boa Vista, que foi totalmente revitalizada em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Com novo paisagismo, recuperação de jardins e monumentos, o icônico espaço contou com a pavimentação de vias e calçadas, recuperação de estátuas e monumentos e instalação de luminárias históricas. Atualmente, o espaço oferece aos visitantes o novo zoológico, chamado de BioParque, que foi completamente remodelado.
Inaugurado em fevereiro deste ano, outro importante equipamento público para a área é o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que permite a integração de três diferentes modais de transporte em São Cristóvão, área ligada ao Porto Maravilha. Ele é totalmente acessível e conta com três passarelas: Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil, além de mais um acesso pela Avenida Francisco Bicalho. Os recentes investimentos em mobilidade urbana permitem que mais pessoas circulem pela região favorecendo o crescimento de todo o entorno.