Criamos uma secretaria da Juventude porque, com essa mudança estrutural e a crise conjuntural pelo qual o país passa, quem foi mais afetado e impactado foi o jovem. A secretaria tem um papel transversal e precisa dialogar com as outras pastas, para introduzir o jovem como uma pauta prioritária na educação, saúde e assistência social, por exemplo. – Prefeito Eduardo Paes
Com foco nas temáticas Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia, os jovens que passarem pelo projeto terão contato com estratégias de participação social, liderança comunitária e cidadania. Dos 920 participantes, 800 receberão auxílio financeiro de R$ 500 por mês, de acordo com os critérios socioeconômicos disponíveis no edital.
De acordo com levantamento mais recente, organizado pelo Boletim de Dados da JUVRio, a cidade do Rio conta com mais de 1,5 milhão de jovens, sendo que 32% deles não trabalham e nem estudam. E a falta de acesso a oportunidades para o desenvolvimento desse grupo é um fator de comprometimento do desenvolvimento pleno da cidade.
O Pacto pela Juventude é parte do programa Geração Transformadora, que tem o objetivo de promover a participação dos jovens em questões sociais e nas soluções ambientais para a cidade.