Abril de 2022 marcou o início de um projeto ambicioso da Prefeitura do Rio de Janeiro: a revitalização dos “Montes de Oração” da cidade. Esses locais, dedicados a caminhadas e práticas religiosas, são amplamente utilizados por diversas denominações cristãs para meditação e orações. O primeiro a receber melhorias foi o Jardim das Orações, no bairro de Tubiacanga, Ilha do Governador, com o objetivo de associar o uso sustentável de áreas verdes a práticas espirituais. Em 2023, os montes em Campo Grande e Irajá também receberam melhorias da Prefeitura.
Na Ilha, o espaço de 27 mil metros quadrados foi transformado, ganhando mirante, local de meditação, uma horta comunitária e um refeitório para maior conforto dos visitantes. “Os montes de oração, como esse de Tubiacanga, mostram que é possível ter um uso sustentável de áreas verdes da cidade, associando o meio ambiente às denominações religiosas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Lucas Padilha, durante a inauguração.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Prefeitura, que também revitalizou outros três montes de oração: em Jacarepaguá, Campo Grande e Irajá. O prefeito Eduardo Paes explicou a motivação do projeto, ressaltando o valor espiritual e comunitário desses espaços. “Existem estes lugares, que em geral são totalmente conectados com a natureza, em que o povo se reúne para orar, refletir, ter seu momento espiritual. Não custa nada dar um mínimo de conforto, uma infraestrutura básica para que essas atividades possam ocorrer”, declarou Paes.
A presença de líderes religiosos locais, como o pastor Job Silva, da Igreja Batista Peniel da Ilha do Governador, reforçou o caráter plural e inclusivo da iniciativa. Segundo o pastor, o Jardim das Orações tem valor simbólico para diversas religiões, além de ser um refúgio de paz e espiritualidade.
Os montes em Campo Grande e Irajá, que também passaram por melhorias, seguem o mesmo padrão, com áreas destinadas a encontros, mirantes, e estruturas de apoio como rampas e escadas para facilitar o acesso.
Em 2023, o prefeito Eduardo Paes continuou com as inaugurações e visitas aos espaços. Em janeiro, foi a vez do Monte de Orações em Jacarepaguá, que recebeu a visita de representantes religiosos. Em julho, Paes acompanhou as obras em Campo Grande, onde o local ganhou novas áreas para orações, encontros e um mirante com vista panorâmica. Durante uma visita ao Irajá, em novembro, o prefeito anunciou que o Monte de Orações local também será revitalizado, dando continuidade ao projeto de valorização dos espaços de fé.
A gestão de Paes tem dado destaque ao diálogo com diferentes comunidades religiosas, visando promover a tolerância religiosa e a inclusão.