Uma das principais demandas da população relacionada ao sistema BRT era por mais segurança no sistema. No início da nova gestão do prefeito Eduardo Paes, em 2021, além do abandono completo de ônibus, estações fechadas e destruídas, multiplicavam-se os relatos de vandalismo, calotes e demais ocorrências dentro e fora das estações. Pensando nisso, Paes criou o programa BRT Seguro, comandado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e que acaba de completar um ano de atividade.
De junho do ano passado pra cá, o programa já realizou mais de 480 prisões por roubo, furto, depredação de patrimônio público, importunação sexual e desacato. Além das conduções para a delegacia, os agentes já aplicaram mais de 900 multas por flagrantes de calotes, resultando na redução de 25% nas ocorrências de evasão e de 30% nas de vandalismo.
O BRT Seguro é um projeto que cuida da segurança nas estações e nas calhas do BRT, e que conta com patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar. É um trabalho fundamental da Prefeitura para as pessoas que utilizam esse modal e que precisam se locomover com mais segurança. Seguiremos trabalhando para dar mais ordenamento e dignidade à população carioca. — Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública
O programa conta com 122 policiais militares por dia, que atuam nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além de 30 guardas municipais, que estão presentes nas estações do BRT através de baseamento e patrulhamento móvel, nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica. Os agentes atuam diariamente para combater a criminalidade, a evasão de passagens, os atos de vandalismo, além de promover o ordenamento nas estações.
BALANÇO: 1 ANO DE BRT SEGURO
Confira um resumo das ações e um breve balanço do programa que está levando mais segurança aos passageiros do sistema BRT:
> 122 Policiais Militares atuando diariamente;
> 30 Guardas Municipais atuando diariamente;
> Baseamento operacional nas estações;
> Patrulhamento móvel nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica ;
> 900 multas aplicadas por flagrantes de calotes;
> Redução de 25% nas ocorrências de evasão;
> 480 prisões por roubo, furto, depredação de patrimônio público, importunação sexual e desacato;
> Redução de 30% nas ocorrências de vandalismo.
Estou muito contente em saber que está tudo voltando à ser como antes. É isso mesmo, dando satisfação a população e acabando com os fake. Vamos que vamos!👏
Comprando mais ônibus, o tempo de espera será menor! A superlotação diminuirá!
Parabéns Prefeito o caminho é este!👏👏👏
Heloisa M Bhering
Estamos no COVID, ainda.
Vou p/ o trabalho de Metrô. E um grudadissimo no outro. Confiram pegando o metrô.
Minha sugestão: Até o fim da pandemia( não findou ainda), tornar OBRIGATORIO o uso de máscaras em ônibus e metrô. E se alguém não quiser obedecer, terá que pagar uma multa bem alta. Se recusar-se a pagar, será detido. Não vai resolver tudo, mas vai diminuir o número de casos, e de mortes. Essa medida e p/ o bem do Governo e do próprio povo.