O candidato à reeleição ao cargo de prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou o Terminal de Integração de Deodoro, nesta terça-feira (01/10), e reafirmou seu compromisso de aumentar as linhas do projeto Conexão BRT. Ele destacou seu desejo de trabalhar com os gestores de cidades da Baixada Fluminense para que os ônibus oriundos dessa região façam integração com o modal de transporte carioca nos terminais Margaridas e Missões.
A gente quer ampliar cada vez mais esses serviços que conectam áreas da cidade com o BRT. Outro passo importante será expandir esse serviço para a região metropolitana, do Rio. Já temos dois terminais quase prontos, o terminal Margaridas e o terminal Missões, que vão permitir no futuro a conexão dos ônibus que vêm da Baixada com o BRT. Isso vai melhorar a velocidade do trânsito, inclusive na Avenida Brasil. Pretendo dialogar com os prefeitos eleitos da região metropolitana pra que a gente possa integrar todos esses serviços – disse Paes.
O Conexão BRT consiste em linhas de ônibus comuns, operadas pela MOBI-Rio, com veículos do tipo Padrón, que fazem a ligação entre os bairros do município e os grandes terminais do modal. Desde segunda-feira, a Zona Oeste passou a ter dois novos serviços de conexão do BRT: a linha 28 que liga o Terminal Curral Falso ao Terminal Pingo D’água, passando por Sepetiba, e a linha 68 que faz o itinerário de Bangu ao Terminal Deodoro, passando pela Praça das Juras, Vila Vintém e Fumacê. O sistema já contava com a linha 67, que faz o percurso Campo Grande/Terminal Deodoro.
Diferentemente dos demais modelos do BRT, esses veículos popularmente chamados de alimentadores, são ônibus urbanos convencionais que contam com catraca interna possibilitando o embarque de passageiros na rua. Outra diferença dessas linhas, é que o pagamento não pode ser realizado em dinheiro, apenas por meio dos cartões Riocard e Jaé. Além de ampliar as alternativas para acesso as estações do BRT, o passageiro que utilizar a conexão BRT, não terá custo adicional na passagem.
Outro objetivo de Paes em um próximo mandato é o de fazer a integração do modal BRT com as cidades da Baixada Fluminense. Os ônibus das cidades do entorno do Rio vão chegar aos terminais Trevo das Margaridas e Missões e, de lá, os passageiros embarcam em ônibus articulados que seguem pelos corredores expressos e podem acessar a várias localidades do município até chegar ao Centro da cidade.
De acordo com o projeto, os ônibus que vierem pela Rodovia Presidente Dutra vão acessar o terminal Trevo das Margaridas. Já o Trevo das Missões ficará reservado para os passageiros oriundos da Rodovia Washington Luís. Ambos os terminais já estão prontos e dependem apenas de pequenas obras de adaptação para estarem aptos a entrar em operação.
Nosso desejo é expandir esse serviço (Conexão BRT) para a região metropolitana, do Rio. Já temos dois terminais quase prontos, o terminal Margaridas e o terminal Missões, que vão permitir no futuro a conexão dos ônibus que vêm da Baixada com o BRT. Isso vai melhorar a velocidade do trânsito, inclusive na Avenida Brasil. Pretendo dialogar com os prefeitos eleitos da região metropolitana para que a gente possa integrar todos esses serviços – explicou Eduardo Paes.
Revolução na mobilidade
A malha do BRT Carioca inclui quatros corredores expressos, Transoeste, Transcarioca, Transolímpica, TransBrasil, que juntos transportam cerca de 500 mil passageiros por dia. Nos últimos 4 anos foram investidos cerca de R$ 2 bilhões que possibilitaram a recuperação do sistema do BRT, a reforma integral de 120 estações, a revitalização da pista do corredor Transoeste, e a construção de dois terminais e cinco garagens públicas.
A atual gestão reassumiu a operacionalização do Sistema BRT, e ampliou a frota de 120 para 713 modernos veículos. Todos os novos ônibus possuem tecnologia Euro 6, e são menos poluentes.
A implantação da nova frota do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade transformou a vida dos usuários do transporte coletivo no município. A mudança modernizou o sistema de transporte público dando mais conforto, segurança e permitindo uma redução significativa no tempo de deslocamento diário.
Terminal Deodoro
Inaugurado no final de 2023, o Terminal Deodoro é o primeiro de quatro que fazem parte corredor expresso TransBrasil, e um dos maiores corredores exclusivos de ônibus do mundo.
O Terminal Deodoro integra os trens da Supervia, ônibus comuns e o BRT da Transolímpica e da Transbrasil.
O terminal, além de linhas do sistema BRT e linhas convencionais, também opera dois serviços da Conexão BRT: a linha 68, que conecta o bairro de Bangu (Praça Horácio Hora) ao Terminal Deodoro, e a linha 67, que faz o trajeto até o Terminal Campo Grande. Esses serviços funcionam 24 horas todos os dias.