O candidato à reeleição ao cargo de prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou as obras do terminal Curral Falso, do corredor Transoeste, nesta quinta-feira (26/09), e reafirmou seu compromisso de aumentar as linhas do projeto Conexão BRT. A tendência é a de que nos próximos dias novas linhas já entrem em operação.
Queremos cada vez mais ampliar esses serviços, que são chamados de Conexão BRT. Nós já temos em operação uma Conexão BRT que vai de Campo Grande até Deodoro. São conexões importantes, e complementares ao serviço do BRT, ampliando as alternativas da população para que as pessoas possam acessar as estações BRT – destacou Paes.
O Conexão BRT são linhas de ônibus comuns, operadas pela MOBI-Rio, com veículos padron, que ligam os bairros do município a um terminal. Atualmente, existe a linha 67, que faz o percurso Campo Grande/Terminal Deodoro.
E já estão previstas mais duas linhas que têm previsão de entrar em operação no próximo mês. Uma que ligará os terminais de BRT Curral Falso e Pingo D’água, passando por Sepetiba e, a outra, Bangu ao Terminal Deodoro.
A nossa ideia é ainda neste ano criar mais um serviço que vai de Bangu até o terminal de Deodoro, e um serviço que sai, aqui, do Curral Falso, do Pingo d’Água e que passe por Sepetiba e Guaratiba. Ou seja, as estações do BRT, especialmente na Zona Oeste, como a estação Mato Alto, Curral Falso, e Pingo d’Água, vão servir como espaços de integração, com linhas que o próprio sistema de BRT vai abrir – explicou Paes.
Curral Falso: o quarto terminal da Transoeste
O terminal Curral Falso visitado por Paes é um dos símbolos do renascimento do modal BRT, desde a recuperação do sistema iniciada em 2021. Com inauguração prevista para até o fim deste ano, ele é a quarta estação transformada no corredor expresso Transoeste e no próximo mês já iniciará uma Operação Teste.
Sessenta e uma vezes maior do que a antiga estação do mesmo nome, Curral Falso tem 19,8 mil metros quadrados e realizará integração com ônibus comuns, vans. Além dele, outras estações transformadas em terminais na Transoeste foram Magarça, Mato Alto e Pingo D’água, já inauguradas.
A malha do BRT Carioca inclui quatros corredores expressos, Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e TransBrasil, que juntos transportam quase 500 mil passageiros por dia. Nos últimos 4 anos foram investidos cerca de R$ 2 bilhões que possibilitaram a recuperação do sistema do BRT, que incluiu a reforma integral de 120 estações, compra de 700 novos ônibus, a revitalização da pista do corredor Transoeste, e a construção dos Terminais Gentileza e Deodoro, além de cinco garagens públicas.
No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 ônibus estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário, apenas cerca de 100 mil pessoas utilizavam o sistema e havia 46 estações fechadas por vandalismo e sucateamento do sistema. O município fez uma intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado.
A requalificação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) faz parte do processo de reconstrução do transporte público do Rio. Com o trabalho realizado pela atual gestão, passageiros do Rio passaram a contar com articulados modernos, que equivalem a três ônibus comuns em tamanho, e que possuem a diminuição em 80% na emissão de gases poluentes.
Eduardo Paes vc é o melhor. Que Deus te abençoe muito na nova caminhada. Lembre-se se Deus é por nós, quem será contra nós.