Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) visitou, na tarde desta quinta-feira (29/8), o Terminal Intermodal Gentileza, na região do Gasômetro, e prometeu fazer com as linhas regulares e os ônibus convencionais a mesma revolução feita com o BRT na atual gestão. A intenção é a de ter uma frota 100% elétrica.
Queremos fazer com as linhas de ônibus regulares exatamente o que fizemos com o BRT. Ele estava abandonado, ônibus depredados e estações destruídas. Queremos fazer uma nova concessão e renovar a frota. Já devolvemos cerca de 200 linhas de ônibus regulares, mas esse é um trabalho permanente. As linhas de ônibus precisam dessa qualidade na cidade – afirmou Paes.
O candidato explicou que o atual contrato termina em aproximadamente dois anos. O planejamento é que o processo licitatório comece já no próximo ano para que as empresas tenham tempo de renovar a sua frota totalmente.
A ideia é que possamos eletrificar essa frota dos ônibus regulares. Estamos falando de algo em torno de 5 mil ônibus novos na cidade. A ideia é que o edital exija que a empresa que entrar renove completamente a frota eletrificada. A gente permanece no BRT com a Mobi-Rio, pertencente à Prefeitura, e faz a concessão dos ônibus regulares – disse Paes.
Terminal Intermodal Gentileza
Inaugurado em fevereiro deste ano, o terminal integra três modais: o BRT Transbrasil, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e 14 linhas de ônibus municipais. Ele é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, porque, durante a obra, recebeu as estruturas metálicas do Centro Internacional de Transmissão (IBC) no Parque Olímpico.
Com uma demanda de 56 mil passageiros por dia atualmente, o Terminal Gentileza teve grande importância para a mobilidade urbana da cidade, trazendo não somente a integração de modais, como também a possibilidade de o usuário percorrer grandes distâncias pagando uma tarifa de R$ 4,30. Além disso, a oferta de mobilidade estimula o processo de revitalização da área.
Com o Terminal Gentileza, consolidamos um modal de integração superimportante, juntando a Transbrasil, transportando 100 mil cariocas diariamente, com o VLT e o sistema de ônibus. Cada vez mais a integração é o nosso objetivo – declarou Paes.
O terminal foi batizado em homenagem a José Datrino, o Profeta Gentileza, conhecido pelas inscrições eternizadas nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. O investimento na sua construção foi de cerca de R$ 300 milhões pela Parceria Público-Privada (PPP) do VLT do Centro, sendo R$ 257,8 milhões financiados pelo Banco do Brasil para a reestruturação do sistema BRT.
Atualmente, o Terminal Gentileza opera em horário integral. Com 77 mil metros quadrados, ele possui dois andares, sendo o térreo dedicado à chegada de todos os modais. Na parte superior, estão bilheterias, banheiros, espaços para 80 lojas e a sala de espera para o serviço especial Terminal Gentileza x Aeroporto Tom Jobim (Galeão). O terminal é totalmente acessível e conta com três passarelas: Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil, além de mais um acesso pela Avenida Francisco Bicalho. A frase “Gentileza gera Gentileza”, a mais famosa do Profeta Gentileza, compõe a identidade visual do terminal.
As 14 linhas de ônibus convencionais municipais (27 serviços, sendo dez noturnos) funcionam 24 horas por dia, ligando o terminal a bairros das zonas Sul, Norte e Oeste (confira abaixo a lista de linhas). Os usuários contam, ainda, com 81 linhas que atendem no entorno do Terminal Gentileza.
O VLT possui duas linhas no terminal, circulando das 5h às 23h. A linha 4 faz a ligação com a Praça XV, onde está localizado o terminal das barcas, num trajeto com duração estimada de 29 minutos. Já a linha 1 faz o percurso entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Santos Dumont, em cerca de 30 minutos.
Em funcionamento na Avenida Brasil, o BRT Transbrasil conta, atualmente, com 109 ônibus amarelinhos divididos em seis linhas, algumas com funcionamento todos os dias e outras durante a semana em horários específicos. Entre as linhas existe o serviço executivo, sem paradas e funcionamento todos os dias, entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Tom Jobim.
Com o Terminal Gentileza o deslocamento ficou mais fácil de casa para o trabalho, pagando apenas uma passagem, pegando o BRT e o ônibus. Melhorou bastante. Eu saio de São Cristóvão, na Barreira do Vasco, pego ali perto de casa na estação Vasco da Gama, desço aqui no Gentileza, pego o 161 e vou para o trabalho em Ipanema. Antes eu dependia de uma linha só que eu pegava na Leopoldina. Agora eu tenho duas opções de ônibus. A volta para casa melhorou bem – disse o porteiro Rodrigo Santanna, de 32 anos.
O Terminal Gentileza também conta com uma linha de ônibus gratuita com destino ao Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. O veículo, que antigamente saía do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 20h. Para ter acesso, basta apresentar comprovante de consulta no Super Centro Carioca de Saúde. O usuário tem direito a um acompanhante (confira em https://supercentro.prefeitura.rio/transporte-exclusivo/ o itinerário do ônibus).