Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) visitou, nesta quarta-feira (12/9), o Terminal de BRT Pingo D’Água, em Guaratiba, na Zona Oeste. Durante a visita, o candidato prometeu que levará o modelo do programa BRT Seguro para os parques municipais e principais praças da cidade, além de expandir o serviço de conexão ao modal de transporte dos ônibus articulados.
Temos a experiência positiva do BRT Seguro, com ações diárias importantes. Diminuiu em 90% o vandalismo nas estações. Queremos não só ampliar o programa no BRT como também levar para os parques e principais praças da cidade. Com um trabalho eficiente, organização e uma boa gestão, vamos trazer ainda mais segurança para equipamentos da Prefeitura – afirmou Eduardo Paes.
Criado em 2021, o programa BRT Seguro tem o objetivo de reforçar o patrulhamento nas estações com a presença de guardas municipais e policiais militares que realizam ações diárias para combater crimes como roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), o programa conta com patrulhamento nos quatro corredores de BRT da cidade: Transcarioca, Transoeste, Transolímpica e Transbrasil.
Desde a sua criação, o BRT Seguro já efetuou 3.666 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Nestes três anos, os gastos com reparos causados pelas ocorrências de vandalismo tiveram uma redução de 90%, segundo dados da Mobi-Rio, empresa pública municipal responsável pela operação do BRT. Isso se deve às ações de patrulhamento e fiscalização, somadas às melhorias do sistema, como a reforma das estações. Entre as intervenções estão a instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida, e do monitoramento feito pelas câmeras de segurança.
Além de atuar para garantir a segurança dos passageiros e combater o dano às estações, as equipes do BRT Seguro também são responsáveis por coibir os calotes em todo o sistema. Nessas ações já foram aplicadas 18.689 multas por evasão. Na fiscalização de veículos que transitam irregularmente na pista exclusiva do BRT, as operações já registraram mais de 12.193 autuações.
De acordo com o candidato, o BRT Seguro é um exemplo de como o governo municipal pode agir na segurança. Paes explicou que o projeto ainda não tem um nome, mas que os detalhes já estão todos no papel.
Tem o equipamento do município, o papel da Guarda Municipal é cuidar dele. Ainda não temos um nome, mas queremos usar o BRT Seguro como modelo. Ele é um programa que deu certo, porque aqui tem um olhar mais focado em determinado equipamento. E organização é fundamental. Estabelecemos uma política pública clara e com boa gestão está dando certo – frisou o candidato.
O patrulhamento dos agentes do BRT Seguro pode ser feito em viaturas, nas estações e embarcados nos ônibus. Eles também realizam operações de ordenamento urbano nas estações e ações para coibir pessoas em situação de rua nos terminais.
O programa BRT Seguro atua diariamente em parceria com a Mobi-Rio no sistema de transporte. As 139 estações e os 13 terminais são monitorados por 2.104 câmeras da Mobi-Rio. O monitoramento diário é feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Vinte e um funcionários se revezam 24 horas por dia, sete dias da semana, verificando online as imagens das câmeras das estações para identificar qualquer ação ou atitude suspeita. Quando algo é detectado, agentes do programa BRT Seguro são acionados.
Terminais do BRT
A atual gestão da Prefeitura tem investido na criação de diversos terminais para o sistema BRT. Seis meses após o início da operação da Nova Transoeste, o Terminal Pingo D’Água foi inaugurado. Ele é 22 vezes maior do que a antiga estação, que tinha 877 metros quadrados. O novo terminal tem 19.825 metros quadrados e proporcionou mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados para viajar entre a Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
Melhorias nos sistemas viários e de drenagem foram realizadas no entorno do terminal. Cinco ruas no entorno foram requalificadas: Avenida Dom João VI (os dois sentidos), Estrada da Pedra, Rua Coronel Jaime de Lemos, Rua dos Bombeiros e Rua dos Construtores, totalizando cerca de 3,5 km de vias modernizadas. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, um bicicletário com capacidade para 600 bicicletas também foi construído no local.
Com funcionamento 24 horas, o Terminal Pingo D’Água atende uma média diária de mais de 10 mil passageiros. Atualmente, a média de passageiros em todo o corredor Transoeste é de 200 mil por dia.
O BRT mudou a vida das pessoas. Passou por um momento de crise na administração anterior, mas agora atingimos 500 mil pessoas sendo transportadas diariamente. A nossa ideia é ampliar o que chamamos de conexão BRT. São linhas de ônibus urbanos que entram na calha do BRT. Já temos uma conexão de BRT de Campo Grande passando por Bangu até o Terminal Deodoro. Queremos fazer uma vindo de Sepetiba em direção ao Pingo D’Água. Nós temos aprovado um projeto que vai do Terminal Deodoro, onde hoje termina o BRT, e segue pela Avenida Brasil até Santa Cruz, o que é praticamente fechar esse anel do BRT. A ideia com essa expansão é servir ainda mais a cidade com o BRT – disse Eduardo Paes.
Além do Pingo D’Água, a Prefeitura já entregou duas outras estações que foram transformadas em terminal no corredor Transoeste: o primeiro, Magarça, foi entregue aos cariocas no dia 31 de março, e o segundo, Mato Alto, em 19 de maio. Curral Falso está na fase final da obra. A atual gestão municipal também construiu dois terminais novos para a população: o Terminal Intermodal Gentileza, no Gasómetro, e o Terminal Deodoro.