Em visita ao Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (CED-TEA), no bairro do Maracanã, nesta quarta-feira (18/9), o candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes, reiterou o seu compromisso, caso seja reeleito, de criar outros oito centros de referência na cidade, garantindo atenção integral aos pacientes, desde o diagnóstico até a oferta de terapias múltiplas e a reabilitação. Ele ainda reforçou que vai implementar um programa dedicado às famílias com pessoas do espectro autista e aumentar o número de mediadores escolares.
Esse centro é um exemplo daquilo que queremos espalhar pela cidade. O nosso compromisso é criar oito centros iguais a esse. E vamos criar um programa para atender as famílias com crianças com espectro autista, buscando a qualificação delas para o mercado de trabalho. Há uma dificuldade muito grande de inserção no mercado dessas famílias ou pessoas que tenham o espectro. A ideia é que a gente qualifique essas pessoas para que elas possam ser inseridas no mercado de trabalho. É ter um olhar atento para as pessoas com espectro autista na cidade – afirmou Paes.
Localizado no Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark, o CED-TEA é a primeira unidade do município especializada em TEA. Desde sua inauguração em janeiro deste ano, já foram atendidos 525 pacientes.
Voltado para crianças e adolescentes com suspeita ou confirmação de autismo, o CED-TEA garante atenção integral ao paciente, desde o diagnóstico até a reabilitação. O propósito do serviço é oferecer um projeto terapêutico multiprofissional e individualizado, com a oferta de especialidades como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia, para pacientes previamente rastreados na rede de Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família).
Com uma ambientação lúdica e acolhedora, as instalações do CED-TEA são projetadas para estimular o desenvolvimento infantil, com brinquedos, aparelhos terapêuticos e instrumentos musicais, além de uma sala de interação coletiva para atividades em grupo, com jogos para incentivar a comunicação, a fala e a interação social.
A unidade conta ainda com consultórios para cada especialidade e com a chamada “sala do aconchego”, um ambiente confortável e de poucos estímulos, idealizado para possibilitar que o paciente se recomponha em momentos de agitação.
Sempre tive uma preocupação constante com as pessoas com deficiência. Só neste governo já qualificamos 11 mil pessoas. E a nossa meta é chegar a 15 mil em uma próxima administração.
Escolas da rede municipal
Durante a visita, Paes também reiterou o compromisso de aumentar o número de mediadores para as crianças especiais nas escolas da rede municipal. Atualmente, o município já conta com um mediador para cada quatro crianças.
O que se preconiza na Educação é a inserção das crianças no ensino regular. A rede municipal é muito estruturada, de muita qualidade e hoje temos uma proporção maior do que a brasileira: um mediador para quatro crianças. Mas queremos ter um mediador para três crianças, ou seja, mais mediadores dando mais atenção para essas crianças – disse o candidato.
É preciso que as Clínicas da Família de todo o Município tenham um Psquiatra infantil e um Neurologista.