Em visita ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência Mato Alto -Jacarepaguá, nesta terça-feira (17/09), acompanhado pelo senador Romário, o candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), recordou os avanços obtidos e as diversas políticas de inclusão implementadas desde 2021. Em um próximo mandato, ele vai realizar uma série de ações voltadas para a Saúde, Educação e Esporte.
Vamos criar oito Centros para pessoas com espectro autista, especialmente para as crianças, e atender suas famílias. Vamos aumentar a proporção de mediadores na rede pública municipal, que hoje é de um para quatro crianças e passar para proporção de um para três. Além disso, iremos aumentar o número de atletas que a gente apoia no Time Rio, um time que foi para as Olimpíadas, conquistou várias medalhas – ressaltou Eduardo Paes.
No mês do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, Paes destacou o trabalho feito em parceria com o senador Romário na defesa de políticas inclusivas. E disse ser um prazer caminhar com uma pessoa que admira.
Tenho esse compromisso desde a minha primeira eleição para prefeito, mas especialmente a partir do meu segundo e deste último mandato. E reforcei o compromisso com o senador Romário de criar Centros de pessoas com deficiência pela cidade. É uma alegria poder contar com ele e implementar essas políticas – frisou Paes.
Romário declarou apoio à reeleição de Paes e afirmou a importância de dar continuidade aos projetos voltados para as pessoas com deficiência.
O que posso dizer é o que sempre digo e vou repetir: o Eduardo é, com certeza, o nosso melhor administrador. É o cara que vem tomando conta da cidade nesses últimos quatro anos. E essa continuação é justa e é por isso que estou com ele – disse Romário.
O Centro de Referência Mato Alto é uma das sete unidades da rede municipal e, por mês, realiza cerca de três mil atendimentos aos usuários e familiares. Neste tipo de equipamento público tanto a pessoa com deficiência quanto seus familiares recebem capacitação para inserção na sociedade. Nessas unidades são trabalhadas a autonomia, inclusão social, integração familiar e comunitária, por meio da cultura e do esporte.
Cursos voltados para o mercado de trabalho e educacionais são ministrados nos Centros de Referência, que também oferecem atendimento socioassistencial a toda a família. Atualmente, a rede municipal realiza cerca de 450 mil atendimentos por ano a usuários e familiares, um número quatro vezes e meia maior do que o registrado no final de 2020: 100 mil.
A atual administração municipal tem implementado uma série de políticas de inclusão. Em uma delas, o Time Rio, atletas paralímpicos ajudam com seus desempenhos na promoção da inclusão via Esporte.
O Time Rio é formado por 24 atletas paralímpicos, que recebem por mês uma bolsa de R$ 8 mil cada um. No Centro de Referência Mato Alto, que funciona ao lado de uma Vila Olímpica, Paes se encontrou com seis deles, dos quais, três medalhistas dos Jogos Paralímpicos Paris 2024: Thomaz Ruan, que foi bronze no atletismo; Douglas Matera, que ganhou a prata no revezamento 4x100m livre misto da natação; e Daniel Mendes, que foi bronze no revezamento de 50 metros livres. Também estiveram presentes Sophia Kelmer, que também competiu na capital francesa no tênis de mesa, além dos atletas Fabricio Marques, do taekwondo, e Camille Cruz, da natação. Um total de 18 atletas do Time Rio participaram das competições parisienses e conquistaram sete medalhas: duas de ouro, três de prata e duas de bronze.
Além de expandir o Time Rio, tenho compromisso de fazer mais quatro vilas olímpicas pela cidade, adaptadas, algumas já estão até em obras, como as de Sepetiba e Rio das Pedras. Então, vamos ampliar cada vez mais essa estrutura para a prática esportiva, para a pessoa com deficiência – assegurou Eduardo Paes.
O município do Rio também comemora outras boas marcas, como nas atividades de empreendedorismo familiar. Onde cerca de 11.800 pessoas com deficiência e familiares foram capacitadas para o mercado de trabalho.
Em uma iniciativa inédita em nível municipal no Brasil, o Rio lançou um programa de Emprego Apoiado voltado ao acompanhamento da pessoa com deficiência antes, durante e depois da sua inserção no mercado, onde esse profissional é acompanhado constantemente no desempenho de suas atividades.
Desde 2021, para melhorar o atendimento à pessoa com deficiência, foi lançado um curso voltado à capacitação de funcionários públicos e empresas privadas, que já formou 1.100 profissionais. E devido à alta demanda, o município ainda lançou o curso de Libras que já diplomou 590 alunos.