O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, iniciou no sábado (15) sua visita à China para encontro com empresários e autoridades, com o objetivo de atrarir investimento para a capital fluminense. Ele desembarcou na sexta-feira e já na manhã de sábado visitou a sede chinesa da State Grid, que no Brasil é a segunda maior empresa de energia, sediada no Rio. Ele fez a visita junto com o filho Bernardo, de 18 anos, que há quatro meses estuda no país asiático.
Ao longo desta semana, terá uma série de encontros em busca de potenciais investidores para o Rio. A visita ocorre dias depois de a missão de autoridades e empresários brasileiros, encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ter passado pelo país asiático.
Na segunda, estava previsto o encontro de Paes com representantes do grupo Alibaba, dono do e-commerce AliExpress, e também com integrantes da gigante da área da saúde Fosun International e da rede social de vídeos Kwai, que caiu no gosto dos brasileiros recentemente.
O prefeito do Rio participa na terça da abertura do Salão Internacional do Automóvel de Xangai e, no dia seguinte, se encontrará com membros dos grupos de infraestrutura de tecnologia Tencent e Huawei.
Na quinta-feira, na mesma cidade, ele visita a montadora BYD, que está em negociações para assumir a fábrica da Ford na Bahia. Também haverá um encontro promovido pelo Invest Rio, a agência de investimento da capital, com 120 empresários.