O sábado (17/08) de campanha de Eduardo Paes, candidato à reeleição a prefeito do Rio, começou cedo pelas ruas de Madureira, na Zona Norte. No encontro com moradores e comerciantes locais, Paes declarou seu amor pelo bairro, destacou avanços importantes dos últimos anos e afirmou que, no próximo mandato, continuará trabalhando muito por toda a região.
– Madureira é o coração do Rio, nós recuperamos o BRT, fizemos uma importante obra de drenagem no entorno do Mercadão de Madureira, e continuamos investindo para que o Parque Madureira siga a todo vapor. Vamos continuar fazendo muito pela Zona Norte – declarou Paes
Entre os compromissos de Paes para Zona Norte estão a criação de mais um Super Centro Carioca de Saúde, a expansão do número de GETs – os ginásios tecnológicos com ensino em tempo integral – e a transição do sistema BRT de rodas para um sistema leve de trilhos (modelo VLT) na Transcarioca.
Eduardo Paes ressaltou a importância de Madureira para a cultura e tradição da cidade. E, com muito entusiasmo, descreveu o sentimento de querer levar desenvolvimento e qualidade de vida para os cariocas de todas as regiões da cidade.
“Eu tenho um enorme orgulho de ser prefeito do Rio. Eu faço isso com muita, muita paixão. Eu ainda tenho aquela sensação de acordar todo dia de manhã depois de anos como prefeito e me beliscar, falar: ‘caramba, eu sou prefeito do Rio’. Quero seguir trabalhando com muito amor e dedicação por nossa cidade e nossa gente – disse Paes.
Obra de drenagem entorno Mercadão de Madureira
Quem mora, trabalha ou circula pelo bairro lembra que as enchentes no entorno do Mercadão eram recorrentes até que, no início deste ano, obras de drenagem deram o fim aos bolsões d’água. A intervenção na Rua Conselheiro Galvão, no acesso ao Mercadão de Madureira, foi entregue à população em fevereiro deste ano pela Prefeitura do Rio.
Foi construída uma nova rede de drenagem que aumentou a capacidade de escoamento da Rua Conselheiro Galvão. Atualmente as novas galerias funcionam em conjunto com a rede que já existia na rua. A pista foi nivelada, corrigindo pontos. Também foram requalificados 5.949 m² de pavimentação e 5.607 m² de passeio público.
Para os moradores do bairro e frequentadores do maior polo comercial da Zona Norte, as obras no entorno do Mercadão de Madureira foram fundamentais para acabar com os contantes alagamentos. Dona Zélia, de 93 anos, é frequentadora e fala com entusiasmo do resultado das obras.
– Essas obras vieram na hora exata, precisava mesmo. Isso aqui era horrível para atravessar, quando chovia tudo enchia e você tomava até banho dos carros. Eu que venho sempre comprar minhas coisinhas já levei vários banhos dos carros que passavam por aqui – comentou Dona Zélia.
Gilson Mattos também elogiou as obras na Rua Conselheiro Galvão e destacou o que mudou.
– Essa obra beneficiou a todos nós, tanto moradores, como comerciantes, frequentadores e pedestres. Aqui ficava tudo alagado e o trânsito ficava ruim, os comerciantes perdiam mercadorias. Agora melhorou – explicou Gilson.
Parque Madureira
Não é de hoje que Paes entende as necessidades da região. Ainda em 2012, Madureira ganhou o Parque Madureira, que hoje é referência de lazer e cultura. O bairro que inspira poetas e abriga duas tradicionais escolas de Samba do Rio, Império Serrano e Portela, sintetiza o verdadeiro espírito carioca. E foi pensando nisso que Madureira ganhou um dos projetos urbanísticos mais bem-sucedidos da cidade e que transformou o subúrbio do Rio.
Com mais de uma década de existência, o parque rebatizado de Parque Madureira Mestre Monarco se tornou um ícone para toda a Zona Norte do Rio de Janeiro. Nos fins de semana normais, o parque recebe, em média, de 10 mil a 15 mil pessoas. Em dias de evento, o público chega a 35 mil.
Com quase 4 quilômetros extensão, o espaço alcança os bairros de Madureira, Turiaçu, Rocha Miranda, Honório Gurgel e Guadalupe. O Parque Madureira Mestre Monarco, um dos legados olímpicos na cidade, abriga a Nave do Conhecimento Silas de Oliveira, a Casa de Convivência Clara Nunes, a Praça do Samba, a Arena Cultural Fernando Torres, além de contar com quadras poliesportivas, as melhores pistas de skate do país, brinquedos para a criançada e cascatas d’água.
Revitalização BRT Transcarioca
Com 39 km de extensão, o corredor BRT Transcarioca – que liga a Zona Norte à Zona Oeste e foi inaugurado em 2014 – é considerado um dos maiores legados olímpicos para o Rio. Desde 2021, a Transcarioca passou por um processo de revitalização, que incluiu a reforma das 45 estações que passam pelos bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Cidade de Deus, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Cascadura, Engenheiro Leal, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Irajá, Vila da Penha, Vila Kosmos, Brás de Pina, Penha Circular, Penha, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Complexo do Alemão, Maré, Fundão e Galeão.
Também houve a reforma das pistas exclusivas e a renovação de toda a frota. Atualmente a Transcarioca registra quase 130 mil passageiros diários, que circulam com conforto e agilidade entre as zonas Norte e Oeste.
Os moradores da Zona Norte também foram beneficiados com os investimentos realizados no corredor de BRT Transbrasil. Inaugurada em março deste ano, a Transbrasil liga o bairro de Deodoro ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG) no Centro, atravessando boa parte da Avenida Brasil. A linha, com 26 quilômetros de extensão, corta 18 bairros, como Guadalupe, Irajá e Bonsucesso.
Com previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030, o corredor Transbrasil foi o quarto a ser implantado no Rio e se soma à operação dos BRTs Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.