Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes anunciou, neste domingo (25/8), durante visita ao Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg), em Benfica, que fará uma versão do centro comercial na região do Porto Maravilha. A ideia é criar um novo lugar de encontro para os cariocas.
O Cadeg tem uma importância histórica para a nossa cidade, esse aqui é o nosso mercado municipal. Vim, mais uma vez, renovar com os comerciantes a intenção de cada vez mais qualificar o mercado como um centro de entretenimento e gastronomia. O Cadeg transformou essa região. Quero assumir o compromisso de levar um mini Cadeg para o Centro, na área do Porto Maravilha, e revitalizar o mercado central na cidade. É uma questão de honra colocar esse mercado no Centro de novo, porque ele saiu justamente para fazerem a Perimetral. Já tirei a perimetral, mas ainda não devolvi o mercado. Então, vamos ter no próximo mandato um mercado municipal no Centro para poder criar mais um lugar de encontro para os cariocas – anunciou Eduardo Paes.
O prefeito revelou que já está identificando algumas áreas no Porto Maravilha e no Centro da cidade. A ideia é fazer num modelo parecido com o de Niterói, com apoio de parceria privada.
O Cadeg era na Praça XV, foi demolido para a construção da Perimetral e veio para Benfica. É um super equipamento, mas eu tenho uma frustração, desde que tirei a Perimetral ainda não consegui ter um mercado municipal qualificado no Centro do Rio. A conversa com o Cadeg é fundamental, é quase um retorno dos comerciantes para suas origens. O Cadeg é um lugar de encontro dos cariocas, de alta gastronomia, boas compras, enfim um programa imperdível.
Melhorias em Benfica
Na atual gestão, Benfica recebeu investimentos importantes da Prefeitura do Rio. É no bairro da Zona Norte que está localizado o Super Centro Carioca de Saúde. Todo o entorno da unidade passou por obras de reurbanização.
O Super Centro Carioca de Saúde é um complexo composto por três unidades: o Centro Carioca de Especialidades (CCE), o Centro Carioca do Olho (CCO) e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI), que recebem pacientes das 238 clínicas da família e centros municipais de saúde de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg. Ele também conta com uma linha especial de ônibus para atender exclusivamente pacientes do complexo.
A chegada do Super Centro Carioca de Saúde transformou Benfica, região com cerca de 19 mil habitantes (Censo 2010 – IBGE). A atual gestão reurbanizou o entorno com melhorias da estação de trem e do metrô de Triagem até as três entradas do centro médico. São obras que incluem a ampliação de calçadas, criação de pontos seguros de travessia e uma ciclovia, além da recuperação da pavimentação das ruas da região.
Para melhorar o acesso dos pedestres, por exemplo, as calçadas e travessias foram redesenhadas. No caminho até as estações, as esquinas das vias da região tiveram as calçadas ampliadas para diminuir a faixa de rolamento e reduzir a velocidade na área. Já a Secretaria de Conservação recuperou 4,5 mil metros quadrados de calçadas, além de ter levado o programa Asfalto Liso para a Rua Senador Bernardo.
A iluminação foi modernizada pela Rioluz, por meio do programa Luz Maravilha, com a instalação de 126 novas luminárias de LED. O entorno também ganhou novos semáforos, e a ciclovia, que liga o Super Centro de Saúde às estações.
Porto Maravilha
Sancionada em dezembro de 2023, a Lei Complementar n° 267/2023, de autoria do Poder Executivo, expandiu a Operação Urbana Consorciada (OUC) da região do Porto do Rio para o bairro de São Cristóvão, vizinho a Benfica.
A mudança acrescentou 3,7 milhões de metros quadrados para utilização dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), títulos comercializados pela Caixa Econômica Federal, e que garantem aos investidores o direito de construir com novos parâmetros urbanísticos.
A região já conta com o Terminal Intermodal Gentileza e o Porto Maravalley, um hub de tecnologia com a presença de diversas empresas e o IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
A Quinta da Boa Vista passou por uma grande obra de revitalização em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. No local, funciona o novo zoológico, o BioParque, que foi completamente remodelado.
Futuramente a região terá novas opções de moradia em condomínios, o estádio do Flamengo no Gasômetro e a restauração da Estação Leopoldina, com a construção da Cidade do Samba 2, um centro de convenções, um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros.