O candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou na tarde desta quinta-feira (19.09), o Espaço da Juventude da Cidade de Deus, na zona oeste. Durante a visita, Paes reforçou o compromisso com investimentos para a capacitação e qualificação de jovens. O candidato afirmou que se for reeleito, vai ampliar de sete para 20 os Espaços da Juventude e criar mais três Casas da Juventude, além de preparar mais 40 mil jovens para o vestibular.
Hoje nós temos sete Espaços da Juventude na cidade, eles se revelaram um equipamento fantástico, primeiro porque ficam localizados dentro das comunidades, onde os jovens mais precisam. São trabalhados em geral, formação voltada para a área de tecnologia, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, drones. Atualmente nós temos sete, e queremos chegar a vinte Espaços da Juventude. Temos um grande Espaço da Juventude que a gente chama de Casa da Juventude, que é mais completo que esse aqui. Nós temos duas Casas, e a ideia é fazer mais três para chegarmos a cinco Casas da Juventude, uma em cada área de planejamento da cidade.
E a ideia também é preparar os jovens para a faculdade com a oferta de 40 mil vagas de curso de pré-vestibular. São iniciativas voltadas para a juventude das comunidades e favelas do Rio, para que a gente possa ampliar a experiência bem-sucedida que a gente teve nesse governo com a Secretaria da Juventude. Os cursos oferecidos são de graça, organizados e reconhecidos, e as pessoas saem com certificação. O que permite que esses jovens se introduzam no mercado de trabalho de uma maneira mais adequada. – Explica Eduardo Paes
A cidade do Rio conta atualmente com sete Espaços da Juventude e duas Casas da Juventude, espalhados por diversas regiões da cidade. Os ambientes voltados à qualificação profissional de jovens permitem o acesso a oportunidades de desenvolvimento e capacitação, contribuindo para inserção de jovens no mercado de trabalho. Nos últimos quatro anos mais de 19 mil jovens já foram preparados para as oportunidades da Indústria 4.0, que visam automatizar e conectar os processos industriais por meio da computação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica.
Os Espaços da Juventude oferecem cursos em Mídias Digitais, Design de Games, Robótica, Programação Móvel, Indústria do Som (DJ), Impressão 3D, Operador de Drone, Indústria Avançada e Informática para Negócios. Em um ambiente sustentável, equipado e climatizado, os alunos são estimulados a pensar e criar soluções inovadores a partir das demandas do mercado. O programa conta com a orientação de professores e material didático específico para cada área de formação.
Já, as Casas da Juventude são equipamentos públicos direcionados a promover o desenvolvimento educacional, profissional, cultural e artístico da população entre 15 e 29 anos, ao todo 68.300 jovens foram beneficiados. As Casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua. O ambiente proporciona capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética.
Entre os nove equipamentos públicos estão sete Espaços da Juventude localizados nos bairros do Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral, Vargem Pequena, Madureira, Campo Grande e no Jacarezinho. E duas Casas da Juventude, na Pavuna e na Providência, região central da cidade.
Os programas oferecidos pela JuvRio atuam como um divisor de águas principalmente na vida dos jovens moradores de regiões menos assistidas da cidade. Além da qualificação, os programas estimulam o senso crítico e o pertencimento de jovens de regiões periféricas.
Eu passei por diversos projetos, como o Pacto pela Juventude e o Espaço da Juventude, onde eu aprendi a pilotar drone, e no pacto me tornei uma liderança. A Secretaria é isso, ela não forma só alunos, ela forma também cidadãos, então o jovem quando sai do projeto, ele sai renovado. É muito importante que esse projeto continue mudando a vida de jovens, e que alcance a todos os jovens do Rio de Janeiro, de todas as áreas. – ressalta Cláudio Oliveira, 18 anos.
Criada em 2021, a Secretaria Municipal da Juventude atua para a promoção e execução de políticas públicas voltadas para jovens das regiões menos assistidas da cidade. Desde a implantação da JuvRio, mais de 180 territórios foram alcançados, e cerca de 274.000 jovens beneficiados. A atual gestão implantou ainda programas como o Pacto pela Juventude e Primeiro emprego, que permitem que os jovens tenham representatividade na administração pública carioca.
Pacto pela Juventude
O programa Pacto pela Juventude é uma parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JuvRio) com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e tem como foco a qualificação de jovens para participação social e liderança comunitária. O projeto já contemplou 1.982 jovens bolsistas e orientou 95.532 jovens em como impactar positivamente suas realidades e multiplicar conhecimentos.
Primeiro Emprego
Ainda na perspectiva da empregabilidade, o programa Emprega JUV visa ajudar jovens cariocas em situação de vulnerabilidade social a se inserirem no mercado de trabalho. O programa oferece ferramentas que contribuem para a emancipação e inclusão profissional dos jovens. Entre julho de 2021 e julho deste ano, o Emprega JUV atingiu a marca de 37.000 jovens capacitados.