O candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD) esteve na tarde desta quarta-feira (28/08), em Rio das Pedras, Zona Oeste, para visitar o Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Mestre Diego Braga, unidade escolar de tempo integral que une aprendizado e tecnologia para o ensino e capacitação dos jovens. A escola é uma das quatro escolas públicas construídas com material da Arena do Futuro, que foi palco do handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
É muito importante, o ginásio tecnológico em turno integral, ele é uma mudança de paradigma na forma como a gente educa as nossas crianças, ele tem disciplinas mais voltadas para tecnologia, para robótica, para matemática, para ciências, para que a gente possa fazer com que as nossas crianças saiam da escola ou avancem mais antenadas com aquilo que acontece no mundo. E nós já temos 200 jets na cidade, nós vamos chegar a 500 GETs, se a gente conseguir um próximo mandato. A gente tem uma ideia de implantar 150 por ano. Então vamos implantando aos poucos isso, como a gente fez nesse primeiro, no último biênio – explicou Paes.
Inaugurado em maio deste ano, a unidade atende a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no modelo mais inovador de escola pública do País. O nome da unidade é uma homenagem ao ex lutador de MMA Diego Braga Alves, nascido e criado em Rio das Pedras, morto em janeiro.
Além do GET Mestre Diego Braga, outras unidades olímpicas foram inauguradas este ano, como os GETs Emiliano Galdino, José Mauro de Vasconcelos e Nelcy Noronha, e o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, o qual se tornou um marco da educação no Parque Olímpico da Barra.
Atualmente a cidade conta com 200 GETs, que atendem 100 mil alunos, e oferecem atividades das 7h30 às 14h30. Todas as unidades seguem a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), investindo na qualificação da educação em tempo integral, contemplando diversas atividades.
As crianças que vão para a escola pública são aquelas crianças que mais precisam da atenção e a gente quer que a escola pública seja comparável à escola particular ou melhor que a escola particular. A gente tem, já hoje, 50% das nossas escolas em tempo integral, vamos chegar a 75% das nossas crianças estudando em tempo integral – disse o candidato.
Nos GETs os estudantes são estimulados a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas num trabalho que mistura ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, além das demais disciplinas da grade curricular. Abordando um conceito pedagógico em que o conteúdo didático é elaborado a partir de necessidades e experiências trazidas pelos próprios alunos. Os GETs oferecem ainda a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas são equipadas com laboratórios maker, idealizados para capacitar os alunos a desenvolverem projetos próprios que favorecem o aprendizado na prática.
O sucesso da iniciativa, que começou com a inauguração do GET Elza Soares em março de 2022, é parte fundamental da reestruturação do sistema escolar do município. Os GETs, são distribuídos estrategicamente pelos 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Rio.
Investimentos na área de Rio das Pedras
A comunidade de Rio das Pedras, vem sendo beneficiada com uma série de melhorias nos últimos quatro anos. A atual gestão realizou obras de infraestrutura e drenagem na Avenida Engenheiro Souza Filho, uma das principais vias da comunidade. O Programa Asfalto Liso que foi concluído no trecho que liga o Largo da Barra à Muzema. E a pavimentação da Via Light.
Um total de quatro novas unidades escolares, além da reforma de praças e dragagem de rios e cais que cortam a região. O programa Bairro Maravilha também foi entregue na Muzema e na Regata e as obras do projeto para o conjunto Rio das Pedras estão em andamento.
A gente está fazendo muita obra aqui, Rio das Pedras, Muzema, Tijuquinha, é uma região que nós priorizamos muito. Nesse momento, estamos ainda terminando a duplicação de Engenheiro Souza Filho e vamos continuar investindo aqui. É uma região prioritária para a cidade – ressaltou Paes.
Um programa de cadastramento para os comerciantes locais contemplou mais de 200 famílias que viviam do comércio informal. A comunidade conta ainda com duas Clínicas da Família que permitem o acesso a saúde primária sem sair do Rio das Pedras.