O Prefeito Eduardo Paes confirmou na manhã desta terça-feira, 02, que a cidade do Rio de Janeiro fará parte do consórcio de cidades para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. O consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos e já possui mais de 100 adesões.
Na tarde de ontem, prefeitos de diversas cidades se reuniram virtualmente para firmarem o acordo de aquisição do imunizante. Além de Paes, outros prefeitos de capitais participaram, como João Campos, do Recife, Alexandre Kalil, de Belo Horizonte, Bruno Reis, de Salvador e Edvaldo Nogueira, Aracaju.
Paes confirmou através das redes sociais que a capital fluminense aderiu ao acordo. Pelo Twitter, o prefeito informou um jornalista que havia publicado de forma equivocada que a cidade não participaria do consórcio.
Participei ontem da reunião e já aderimos. Veja o @andretrig na @GloboNews. Eu vejo sempre q posso. Me mantém informado!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 2, 2021
A formação do consórcio ocorre em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no país. A Frente de Prefeitos explica que a formação de uma coalizão é a melhor forma para a compra de vacinas, essencial para evitar imbróglios jurídicos e competições por doses.
Como funcionará o Consórcio
- A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.
- O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira (5);
- Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio;
- Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP;
- Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público;
- Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.
Rio já vacinou mais de 360 mil
A cidade do Rio de Janeiro segue sendo uma das que mais vacinam no país. Ao todo, mais de 360 mil cariocas já foram imunizados contra a Covid-19. Toda a população acima de 80 anos já recebeu a vacina e com a chegada das novas doses a expectativa é de que todas as pessoas acima de 70 anos estejam vacinadas até o fim de abril.
Com informações da Frente Nacional de Prefeitos e G1.
Atualizado às 12h09