O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, inaugurou neste domingo (23), por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, a nova linha 67 do BRT. Esta linha conecta o Terminal Campo Grande ao Terminal Deodoro, na Zona Oeste da cidade. Denominado Conexão BRT, o serviço passa por nove bairros e realiza 16 paradas em pontos de ônibus convencionais, incluindo a movimentada Avenida Brasil.
“O maior desafio dos usuários do BRT era conseguir transporte para os terminais, especialmente o Terminal Deodoro. Com esta nova linha, oferecemos um serviço mais rápido e eficiente, sem custo adicional para os passageiros”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A linha 67 conta com 20 novos ônibus padron, equipados com catracas internas para embarque nas ruas. Estes ônibus circularão a cada 10 minutos nos horários de pico e operarão 24 horas por dia, todos os dias da semana. A viagem entre os terminais está prevista para durar cerca de uma hora. O pagamento das passagens, que custa R$ 4,30, será feito exclusivamente com os cartões Riocard e Jaé.
“A linha 67 será fundamental para os moradores da Zona Oeste, conectando os corredores Transoeste, Transolímpica e Transbrasil. Além disso, o serviço será integrado ao sistema BRT, permitindo que uma única tarifa cubra todo o trajeto”, explicou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Nos terminais Campo Grande e Deodoro, os passageiros embarcarão e desembarcarão nas plataformas do BRT. Durante o percurso, o serviço funcionará como os ônibus convencionais, sem aceitar pagamento em dinheiro.
“Estamos oferecendo um novo serviço que trará mais dignidade e conforto aos usuários do BRT, operando 24 horas por dia”, destacou Claudia Secin, diretora-presidente da Mobi-Rio.
Plano Operacional da Linha 67:
- Serviço 67 (Terminal Campo Grande/Terminal Deodoro)
- Serviço 67 (Terminal Deodoro/Terminal Campo Grande)
Reconstrução do Transporte Público Carioca
Ao final de 2016, o sistema BRT contava com cerca de 400 ônibus articulados nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início de 2021, esse número havia caído para 120, a maioria em condições precárias, com 46 estações fechadas. Desde então, a prefeitura revitalizou 120 estações e inaugurou o quarto corredor do sistema, o Transbrasil, com 17 estações e dois terminais.
Após assumir a operação do BRT, a Prefeitura do Rio focou na eficiência do sistema e na qualidade do serviço. Em março de 2021, houve a intervenção do sistema, e em fevereiro de 2022 foi decretada a caducidade do contrato de concessão devido ao não cumprimento das obrigações contratuais pelos concessionários. A Mobi-Rio assumiu a operação, renovando totalmente a frota e reformando todas as estações.
A gestão municipal resultou em melhorias significativas: a frota agora conta com 518 ônibus operacionais, e a média diária de passageiros aumentou de 150 mil para 450 mil. A redução dos intervalos nos horários de pico foi notável: 72% na Transoeste, 59% na Transcarioca e 63% na Transolímpica.
A prefeitura também está implementando o sistema de bilhetagem digital Jaé e retomando 170 serviços de ônibus na cidade, em parceria com o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus. Este esforço visa regularizar gradualmente o serviço de transporte público em todas as regiões do Rio de Janeiro.
Com informações de: Prefeitura do Rio.
Deveria colocar horário para os caminhões o trânsito está insuportável.
Foi pra isso que te elegemos: cuidar da nossa cidade. E vc tem feito isso de forma admirável. Dentre as muitas melhorias, quero parabenizar pela ideia de levar as pessoas de volta ao Centro do Rio com os novos empreendimentos que estão planejados para lá. Essa questão da mobilidade também é importantíssima, somada às áreas de lazer que tem sido criadas. Só não aprovei a demolição da antiga Gama Filho, pois os prédios poderiam ter sido aproveitados para Educação ou Saúde, mas, infelizmente, não tem como fazer omelete sem quebrar os ovos.
#tamojunto #eleições2024
Interessante seria encontrar em algum lugar o percurso/parada dessa linha.