A Prefeitura do Rio informa que a equipe da Iplan segue com o trabalho para recuperar o Datacenter municipal, que sofreu um ataque cibernético na madrugada de segunda-feira. Ainda não há uma previsão para o reestabelecimento o sistema.
Por isso, de forma preventiva, todos os serviços do Portal da Prefeitura foram retirados do ar para resguardar seus dados. Mesmo com todos os problemas causados pelo ataque criminoso, a Prefeitura do Rio tem procurado amenizar os transtornos para os cariocas.
Na Secretaria Municipal de Saúde o atendimento aos pacientes e o Sisreg não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede do Iplan não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação.
Assim como o painel de Covid-19 que está com a captura de seus dados afetada. Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. O ataque não trouxe prejuízos à vida acadêmica dos alunos e os sistemas.
da Secretaria de Educação que estão fora do ar também não prejudicaram os serviços prestados à população. Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com os seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico.
Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo táxi.Rio operam normalmente. A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível.
absurdo, a cidade esta parada, não consigo emitir uma guia do ITBI, não consigo efetivar a compra de meu imóvel, muita competência dos hackers ou total incompetência da Iplan Rio, aliás e esses servidores de dupla jornada?