Com o objetivo de incentivar as ações de sustentabilidade no município, a Prefeitura criou o Comitê Plástico Circular Rio. A iniciativa, resultado de uma parceria de cooperação internacional com a União Europeia, integra políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais para a gestão de resíduos de plástico no município. Nesta segunda-feira (21/11), a cidade recebe uma delegação estrangeira para uma agenda focada na troca de experiências.
A atuação desse novo grupo ocorre no âmbito do Comitê Integrado de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, formado pelas secretarias de Planejamento e Fazenda, Meio Ambiente e Clima e Ação Comunitária, além da Comlurb. A meta é desenvolver atividades de orientação e suporte para a produção e o consumo sustentáveis de diferentes tipos de plástico.
O comitê vai acompanhar de perto o andamento das estratégias para a implementação de novas ações que serão debatidas em encontros promovidos na cidade pelo programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP). As reuniões são lideradas pela União Europeia, com o objetivo de apoiar a transição para uma economia circular na gestão do plástico na capital.
As ações serão integradas com as políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais previstas no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS) e no Plano Estratégico 2021-2024.