Um mês após o BRT estar sob intervenção da Prefeitura do Rio, melhorias começam a surgir no sistema. A Secretaria Municipal de Transportes e a equipe de intervenção trabalharam neste período para o aumento da oferta de articulados, criaram três linhas eventuais de apoio (batizadas de ‘Diretão’), e intensificaram a organização de filas nas estações e terminais.
Neste primeiro mês, a Prefeitura aumentou o número de ônibus BRT’s circulando nas ruas. Dos 297 articulados encontrados nas três garagens, apenas 120 estavam circulando no primeiro dia de intervenção, muitos deles em estado extremamente precário. Com a intervenção, 25 novos articulados entraram em circulação, aumentando assim a frota para 145 em operação. Até a semana que vem, a quantidade aumentará para 150. A equipe de intervenção está mobilizada para aumentar gradativamente a frota disponibilizada para atingir a meta de 241 articulados até setembro.
Sob o comando de Claudia Secin, atual presidente do BRT Rio, o trabalho de intervenção tem sido feito para realizar a manutenção corretiva aplicada aos ônibus. As medidas representam o primeiro passo para que o sistema BRT volte a funcionar plenamente.
A equipe de intervenção segue em frente e irá cumprir essa missão que nos foi dada pelo prefeito Eduardo Paes, melhorando a qualidade do serviço prestado pelo BRT Rio. – Claudia Secin, presidente do BRT Rio
A primeira medida adotada foi a criação do serviço eventual de ônibus convencionais no trajeto entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada nos horários de pico da manhã e da tarde. Esse serviço de ‘Diretões’ foi ampliado no decorrer do último mês e já atende à demanda também dos passageiros que utilizam as estações do BRT Pingo D’Água e Magarça. Na próxima semana, será estendido até a estação Mato Alto. No total, o reforço à frota será de 90 ônibus comuns.
Aumento da Frota
Neste primeiro mês, a Prefeitura, apenas com manutenção corretiva, conseguiu colocar para circular mais 25 ônibus articulados. Agora, são 145 articulados em operação. Até a semana que vem, serão 150. Com aporte de recursos públicos em ações específicas será possível aumentar o investimento em manutenção preventiva, evitando as falhas mecânicas, que prejudicam a confiabilidade da frota, e permitindo mais articulados na operação. A equipe de intervenção está mobilizada para aumentar gradativamente a frota disponibilizada para atingir a meta de 241 articulados até setembro.
Reforma e reabertura de estações
Está sendo feito o levantamento de custos para a reforma e reabertura das 46 estações que se encontram fechadas. Entre os serviços que serão executados estão: substituição gradual dos painéis de vidro fixos por painéis angulares em ferro vazado, para evitar o vandalismo; recuperação das instalações elétricas, dos danos estruturais e da cobertura; e pinturas interna e externa.
Investimentos de R$133 milhões
A Câmara de Vereadores autorizou na semana passada o aporte da prefeitura do Rio no BRT, no valor de R$ 133 milhões. Os recursos serão destinados à recuperação do sistema, durante a intervenção, com investimentos na reforma e reabertura das estações que se encontram fechadas, ações para trazer mais segurança e conforto aos passageiros, compra de combustível e pagamento de folha de funcionários. Também serão injetados recursos públicos para solucionar o déficit do BRT Rio.
No final da intervenção, todos os gastos públicos serão contabilizados e incluídos em um acerto de contas a ser realizado com os consórcios responsáveis pela operação do sistema.
Com informações da Prefeitura do Rio.