“Quero dizer para o morador dessa cidade que está acabando o sufoco” – Eduardo Paes.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou, nesta sexta-feira (16), os primeiros novos ônibus do sistema Bus Rapid Transit (BRT). A Transolímpica foi o primeiro corredor escolhido para receber a frota de veículos comprada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para rodar nos corredores de BRT.
No total, foram entregues 48 novos veículos, sendo 33 articulados e outros 15 do tipo padron. O corredor Transolímpica transporta, em média, 24 mil passageiros diariamente.
Além dos novos veículos, o corredor Transolímpica também teve todas as suas 17 estações reformadas e os três terminais revitalizados por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Mobi-Rio.
A reinauguração da Transolímpica é só o primeiro exemplo daquilo que vai acontecer com o sistema BRT na cidade do Rio de Janeiro a partir de agora. Com a chegada dos novos ônibus, a Transolímpica passa a operar 100% com os 0 Km.
A Transcarioca está funcionando a pleno vapor e a Transoeste está sendo totalmente reformada, inclusive com a construção de novos terminais no Mato Alto, Pingo D’Água e Curral Falso. A Transoeste vai ser o último corredor que os ônibus novos vão entrar – por conta da reforma.
Os antigos articulados usados nas linhas da Transolímpica serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já encomendada pela Prefeitura do Rio. A previsão é que a operação dos novos ônibus no corredor Transcarioca comece em março do próximo ano e, na Transoeste, no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista.
A Transolímpica foi inaugurada em 2016 e é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O corredor tem 23 km de pista exclusiva e liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.
– Queria fazer um apelo. O ônibus é da população, foi comprado com dinheiro público e se as pessoas não cuidarem é burrice. Todo ônibus que estragar, todo problema que tiver e cada coisa que for danificada é o imposto pago pela população carioca que vai pagar esta conta. Cuidem do BRT – ressaltou Paes.
Novos ônibus
Os novos articulados são da multinacional brasileira Marcopolo, com chassis da fabricante Volvo e capacidade para transportar até 181 passageiros. Já os modelos de ônibus padron têm carroceria da Caio com chassis da Volkswagen e capacidade para 85 passageiros.
– Hoje, a gente começa um novo momento na história do transporte no Rio de Janeiro, com a reinauguração do primeiro corredor, na Transolímpica, com ônibus novos, com nova tecnologia, mais frequência e mais conforto. É uma grande vitória. Foram dois anos de muito trabalho para trazer essa melhoria para a população – afirmou a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Tanto os articulados quanto os do tipo padron contam com moderna tecnologia, como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações, portas reforçadas, ar-condicionado, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, rampas de acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.
Os novos modelos ainda são equipados com circuito fechado de TV, que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo. Além disso, a cabine é segredada para o motorista com botão de pânico e cálculo para vazão de ar-condicionado, sistema de comunicação aos passageiros com microfone instalado, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.
Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.
– Essa é, sem dúvida, uma das maiores emoções da minha vida, poder participar desse momento histórico de retomada do BRT, com a dignidade que a população carioca merece. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela oportunidade – declarou a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
561 ônibus comprados
A Prefeitura do Rio comprou 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Foram realizadas três licitações para a aquisição dos veículos. Na primeira, em abril, a Prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padron. A segunda ocorreu em maio, quando foram adquiridos mais 100 ônibus articulados. Estes veículos seguirão sendo entregues à Prefeitura, gradativamente, até março de 2023.
A terceira licitação foi realizada em novembro, e mais 270 ônibus foram comprados. A previsão é que estes veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.
Estações reformadas
A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, reformou as 17 estações que fazem parte do corredor Transolímpica. Entre as melhorias realizadas estão a substituição dos painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.
Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.