A frota de BRTs da cidade será renovada com a aquisição de 557 novos veículos. A compra, por meio de licitação, faz parte de um projeto que envolve a requalificação desse tipo de transporte. A medida, sob a gestão da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), possibilita a substituição gradativa dos ônibus antigos a partir do segundo semestre deste ano e a expansão do sistema até 2023. O objetivo é garantir mais qualidade no serviço prestado.
A aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações. A primeira prevê a compra de 307 veículos articulados, com entrega em outubro. A segunda é para receber outros 250 ônibus no segundo semestre de 2023 (modelos básicos e de 21 metros).
Os novos veículos terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário. Além disso, está previsto mais um espaço de cadeirante nos articulados. Todos os ônibus terão equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento.
A SMTR também vai licitar a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também da manutenção dos veículos e gestão das garagens.
Boa noite
Prefeito porque não investir no metrô.
Esse sistema brt não vai durar 10 anos e de novo iremos gastar nosso imposto suado nesse modal.
O metro embora mais caro é muito mais eficaz no transporte de massas